Fisioterapeutas realizam atendimento gratuito à comunidade
Realizar avaliação, triagem e acompanhamento de bebês com diagnóstico de microcefalia associado a atraso no desenvolvimento neuropsicomotor até os três anos de vida. Com este objetivo, o curso de Fisioterapia da FTC Salvador apresenta um projeto de estimulação precoce para crianças visando reduzir as complicações provocadas por essa patologia.
Elaborado pela professora da Instituição, a Fisioterapeuta Priscila Correia, a iniciativa surgiu devido ao aumento do número de casos de crianças diagnosticadas com microcefalia em Salvador, e a busca urgente e incessante dessas famílias por um atendimento desse nível. “Além disso, permite aproximar o estudante do curso com a realidade do tema, bastante discutido na atualidade, fazendo-os seres éticos e tratando a humanização na assistência como preponderante para a sua formação profissional”, explica.
A estimulação precoce das crianças nascidas com microcefalia é incentivada e deve ser realizada desde o nascimento até os três anos de idade, justamente no período em que o Sistema Nervoso Central (SNC) se desenvolve mais rapidamente. O procedimento, quando realizado precocemente, possibilita otimizar as potencialidades de cada criança, permitindo que o crescimento físico, cognitivo, comportamental, social, afetivo e neurológico ocorra em níveis variados, minimizando os impactos da microcefalia e proporcionando-lhe assim os meios de modificar a própria vida.
Assistência gratuita à comunidade
Para o desenvolvimento do projeto, a fim de atender as crianças com microcefalia, o curso de Fisioterapia da FTC mantém parceria com o Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES Bahia), ligado à Secretaria Estadual de Saúde do Estado, no qual coloca a Instituição como um dos locais de atendimento fisioterapêutico para direcionamento das famílias.
Durante o atendimento, os bebês passarão por exercícios de estímulo sensório-motor para o desenvolvimento das funções cognitivas e motoras. Com a participação da família, as crianças serão atendidas duas vezes por semana, em sessões de 30 minutos, na Clínica-Escola de Fisioterapia da FTC Salvador. A expectativa é atender, por semestre, grupos de aproximadamente 20 crianças.
Como participar?
A família deve realizar o cadastro presencialmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, na Clínica-Escola de Fisioterapia da FTC (Módulo 3, Nível 3) localizada na Av. Luís Viana Filho, n° 8812 - Paralela. Os interessados podem obter mais informações pelo contato (71) 3281-8187.
0 comentários :
Postar um comentário