O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) segue realizando estudos para definição das cotas de alerta para inundação em 16 municípios baianos. Este trabalho foi iniciado em abril de 2016, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, onde estão sendo efetuadas análises com objetivo de monitorar e mapear as áreas de risco.
Em parceria com a Defesa Civil da Bahia, as Prefeituras e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o projeto consiste em reuniões, visitas de campo e trabalhos topográficos. Todos os órgãos envolvidos contribuíram para o desenvolvimento do método adotado para estabelecer estas cotas. Para isso é necessário levantar pontos de referência, correspondentes aos níveis onde começa a inundação, os quais serão usados para subsidiar a definição dos estados de atenção, alerta e emergência que são requisitos para a implantação de um sistema de alerta.
Para a técnica em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernanda Cristina Cerqueira de Jesus, “o monitoramento ambiental, relacionado às chuvas e nível de rios em áreas vulneráveis a inundação é de grande importância, pois um dos seus objetivos é antecipar e informar o fenômeno em tempo hábil. Para que a Defesa Civil e às comunidades, sobretudo às ribeirinhas que estão mais sujeitas aos impactos, adotem medidas necessárias para mitigação dos danos causados em consequência do evento”.
Em Santo Amaro, o bairro Ideal é considerado um dos locais mais vulneráveis, por ser o ponto mais baixo da cidade e consequentemente o primeiro a inundar. Nesta localidade os técnicos da Coordenação de Monitoramento Ambiental e dos Recursos Hídricos (COMON), juntamente com os professores da UFBA, estão analisando os dados pluviométricos, fluviométricos e de topografia. Além desses estão sendo considerados a tábua de marés, o perfil longitudinal do rio e a geologia local.
Está programada a instalação de uma estação fluviométrica convencional neste bairro, entre os dias 05 e 06 de setembro de 2016, com a finalidade de obter mais um dado que auxilie na determinação das cotas de referência para o município.
Uma reunião entre os docentes da UFBA e os técnicos da COMON, está agendada para o próximo dia 08 de setembro, às 15h.
0 comentários :
Postar um comentário