Com dois painéis de mensagens instalados e primeiro conjunto semafórico em operação, Salvador inaugura até o fim do mês sua rede de semáforos inteligentes.
Dois painéis de mensagens da Transalvador, parte do novo sistema de sinaleiras inteligentes, foram instalados, na segunda-feira (12), na Av. Mário Leal Ferreira (Bonocô), sentido BR-324, e na Av. Luís Viana (Paralela) sentido rodoviária. Os painéis medem 6m de largura por 1,9m de altura, e terão informações do trânsito em tempo real, como acidentes e obras, além de mensagens educativas para a população.
O primeiro conjunto de sinaleiras inteligentes da cidade começará a funcionar na Praça João Mangabeira (Rótula dos Barris), em fase de testes, ainda em setembro, com treze semáforos e dois controladores. A expectativa é de melhoria para a travessia de pedestres, no tráfego da saída da Estação da Lapa, no fluxo de veículos para a Av. Centenário e para a região do Dique do Tororó.
Quando completo, novo equipamento envolverá 45 cruzamentos, com 26 equipamentos de controle dos tempos de cerca de 90 sinaleiras. A rede vai da região dos Barris até a Av. Luiz Viana (Paralela), passando por importantes corredores, como as av. Anita Garibaldi e ACM, na região do Shopping da Bahia.
Tecnologia
Apesar da tecnologia empregada, a atuação humana é necessária no dia a dia. O sistema leva em consideração medições prévias e a realidade do momento, como um acidente e um congestionamento atípico, assimilando os comandos dos operadores e projetando mudanças automáticas em casos semelhantes. O controle será feito no Núcleo de Operação Assistida (NOA), que receberá a nova ferramenta.
Técnicos da área explicam que os semáforos de Salvador funcionam hoje com programações previamente estabelecidas, pouco variáveis, aplicadas por faixas de horário, o que torna a sincronia entre eles falha e imprecisa.
0 comentários :
Postar um comentário