Psiquiatra Antônio Nery Filho será colaborador do programa e da política sobre drogas do Governo do Estado
O programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), retoma as atividades no próximo dia 3 de outubro, tendo como nova entidade responsável a Comunidade Cidadania e Vida (Comvida), vencedora do primeiro lote do programa, que inclui atuação no Centro Antigo de Salvador, no Núcleo de Prisão em Flagrante e Audiências de Custódia do Tribunal de Justiça da Bahia, além da coordenação geral do programa. A equipe realizou reunião de alinhamento na manhã dessa sexta-feira (23), na sede do Comvida, com participação da superintendente de Políticas Sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis da SJDHDS, Denise Tourinho, do presidente do Comvida, Valnei Silva, e do médico Antônio Nery Filho.
O Corra pro Abraço tem como foco a promoção da cidadania e reinserção social dos usuários de substâncias psicoativas (SPA’s) em situação de rua, por meio de atividades de formação de vínculo, atividades sociais, artísticas e educacionais, oficinas de prevenção ao uso de drogas, assistência jurídica e encaminhamento à rede de atendimento. A ação ganhou valioso reforço, nesta manhã, com a entrada do médico psiquiatra Antônio Nery Filho como supervisor clínico e colaborador das oito equipes que vão integrar o programa.
Criador do Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas (CETAD) da Universidade Federal da Bahia, o primeiro centro de cunho acadêmico nesta área no Brasil, Antônio Nery é autoridade no tema das drogas e da redução de danos no país, tendo idealizado projetos e políticas pioneiras. O médico fará a supervisão clínica da equipe e acompanhamento do programa, além de colaborar diretamente com a política sobre drogas da SJDHDS. Com muita humildade, ele afirmou não gostar da expressão “supervisor”. “Eu converso com as pessoas sobre o sofrimento de cada um, os problemas do trabalho. Trabalho assim com a equipe do Ponto de Cidadania, nessa perspectiva, discutindo o sofrimento, a dor. Sou psiquiatra, psiquiatra forense, e é a partir desse lugar que posso ajudar o Corra pro Abraço”.
O médico será responsável por reunir com regularidade todas as equipes do programa para troca de experiências e para fazer uma aproximação entre elas, a fim de que o programa funcione com maior coesão entre os núcleos de Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Lauro de Freitas/Itinga. Arte-educadores, advogados, assistentes sociais e redutores de danos, além do corpo administrativo, integram as atividades.
Programa de Governo - “O Corra pro Abraço agora ganha uma nova dimensão. Não somos mais um projeto, somos um programa prioritário de Governo, passando de uma para oito equipes. Uma grande riqueza deste programa é ter estratégias realmente criadas pelos próprios usuários, estratégias tantas quanto são as diferenças e necessidades das comunidades atendidas, e que são criadas e reinventadas cotidianamente. E algo extremamente importante que é que ele consegue interagir com outras políticas públicas da Assistencial Social, da Saúde, do Sistema de Garantia de Direitos”, afirmou a superintendente Denise Tourinho.
A superintendente ressaltou a importância do Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA) nos três primeiros anos do programa, reforçando o ponto de vista humano e criativo. “Por outro lado, o Corra pro Abraço está ganhando um lastro operacional muito grande e necessário nesta nova fase, com a chegada do Comvida, que é muito experiente, extremamente profissional e tem condições de dar um suporte, um lastro operacional, que possibilite ao programa crescer de forma organizada e profissional”, disse Tourinho.
O presidente do Comvida, Valnei Silva, contou a história da entidade, que atua nas áreas de saúde, trabalho, educacional e social, com projetos em diversos municípios baianos, tendo atualmente mais de cem funcionários. “Agradecemos por confiarem este programa ao Comvida, uma instituição que tem como objetivo dar atenção a quem precisa de atenção”, disse.
0 comentários :
Postar um comentário