As condições do tempo previstas para os próximos dias na Bahia, que inclui o primeiro final de semana de setembro, deverão ser influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas.
Na faixa centro-leste do Estado, quem continua predominando são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, o que deverá manter o céu parcialmente nublado com chuvas nas regiões do Recôncavo, Nordeste, Sul, Sudoeste e Chapada Diamantina. No entanto, as maiores de ocorrência dessas chuvas são para as localidades mais próximas ao litoral. Com essa previsão de tempo chuvoso, as temperaturas nessas regiões permanecem amenas, ou seja, típicas do inverno, com valores variando entre mínimas de 14°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) e máximas de 32°C (no Nordeste).
Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde o tempo também será influenciado pela umidade vinda do mar, as temperaturas terão poucas mudanças, mantendo-se entre mínimas de 22°C e máximas de 29°C.
Por outro lado, na faixa centro-oeste e norte é a massa de ar seco que continua influenciando o tempo, onde deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas. Ainda assim, uma frente fria que está avançando pelo Sudeste brasileiro poderá aumentar os índices de umidade do ar e, consequentemente, a nebulosidade, sobretudo na faixa centro-sul das regiões Oeste e São Francisco.
Mesmo com essa possibilidade de aumento de nuvens, as temperaturas nessa faixa do Estado se manterão elevadas, a exemplo das máximas que deverão variar entre 32°C e 36°C. Além disso, o ar seco ainda predomina em grande parte dessa faixa, o que mantém o risco elevado de ocorrer novos focos de queimadas ou, até mesmo, intensificar aqueles já existentes. Com isso, permanece o estado de alerta quanto à utilização do fogo em suas atividades diárias, já que uma simples ponta de cigarro poderá originar uma grande queimada, trazendo danos irreversíveis ao meio ambiente e a população.
Dentre estes danos, está o agravamento dos problemas de saúde, especificamente naquelas pessoas com doenças respiratórias, pois com a fumaça e/ou fuligem, estas poderão se intensificar. Tal condição requer alguns cuidados, como o consumo frequente de líquidos, bem como, evitar a exposição prolongada ao sol, sobretudo, nos horários entre às 10h e às 16h, considerados os mais nocivos à saúde.
Maré
Para o período entre os dias 02/09 (sexta-feira) e 04/09/2016 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre às 04h00min e às 06h00min e entre às 16h00min e às 18h00min com valores variando de 1,9 a 2,9 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 10h00min e às 12h00min e entre às 22h00min e às 24h00min, com valores variando de 0,2 a 0,5 metro. As ondas previstas deverão ter agitação moderada, com altura máxima podendo chegar a 3,0 metros.
Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)
Uma das características da estação do inverno é a redução nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) em algumas áreas. Porém, a ausência de nebulosidade em algumas regiões, contribui para a elevação desses Índices, a exemplo dos que estão previstos para o período entre os dias 02/09 (sexta-feira) e 04/09 (domingo), que deverão variar entre 09 e 11. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes Índices estão classificados nas categorias “Muito Alto e Extremo”, o que requer cuidados quanto a exposição prolongada a radiação solar, como: usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando os efeitos danosos à saúde são maiores.
0 comentários :
Postar um comentário