Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Tempo quente e com chuvas fracas em grande parte do Estado

Para os próximos dias na Bahia, que inclui o final de semana, a massa de ar seco continua perdendo força. Com isso, a instabilidade atmosférica causada pelos elevados índices de temperatura e umidade do ar deverão se intensificar, aumentando, assim, a nebulosidade e as chances de manter as chuvas em grande parte do Estado.

Nas regiões Oeste e Sul baiano, onde a umidade vinda da região amazônica e do Oceano Atlântico deverá atuar com mais intensidade, serão aquelas onde são esperadas as chuvas com volumes mais expressivos. Nas demais regiões do Estado, onde a influência dessa umidade será menor, também há previsão de chuvas, embora com menos intensidade.

Mesmo com essa previsão de aumento da nebulosidade, as temperaturas continuam em elevação em todo o Estado, que é uma característica da estação da primavera, a exemplo das regiões Oeste, São Francisco e Norte, onde as máximas deverão variar entre 34°C e 37°C. Ainda assim, temperaturas mais amenas também são esperadas em algumas áreas do Estado, como nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 16°C.

É importante mencionar que, mesmo com a ocorrência dessas chuvas, os riscos de ocorrer novos focos de queimadas ou, até mesmo, intensificar aqueles já existentes continuam altos. Com isso, permanece o estado de alerta quanto à utilização do fogo em suas atividades diárias, principalmente na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos. Assim, ressaltamos que qualquer descuido no controle desse fogo ou até mesmo uma simples ponta de cigarro acesa lançada na vegetação ressecada, pode dar origem a uma grande queimada, trazendo danos irreversíveis ao meio ambiente e a população.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, também são os ventos úmidos vindos do Oceano que deverão influenciar o tempo nos próximos dias, o que deverá manter o céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas. Mesmo assim, as temperaturas na capital baiana terão poucas mudanças, ou seja, deverão variara entre mínimas de 22°C e máximas de 30°C.

Maré

Para o período entre os dias 30/09 (sexta-feira) e 02/10/2016 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre às 03h00min e às 05h00min e entre às 15h00min e às 17h00min com valores variando de 2,0 a 2,8 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 09h00min e às 11h00min e entre às 21h00min e às 23h00min, com valores variando entre 0,2 e 0,3 metro. As ondas previstas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)

Uma das características do início da primavera é a elevação nos Índices de Radiação Solar e, consequentemente, a Radiação Ultravioleta. Tal mudança se deve, principalmente, a condição de céu com poucas nuvens, o que resulta na elevação desses Índices, a exemplo dos que estão previstos para o período entre os dias 30/09 (sexta-feira) e 02/10 (domingo), que deverão variar de 12 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto exposição prolongada à radiação solar. Com isso, recomenda-se usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, sobretudo, nos horários das 10 às 16 horas. Esses cuidados são essenciais, pois poderão minimizar danos à saúde, uma vez que, nesse intervalo de tempo os efeitos dos raios solares são maiores.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑