Além de acometer os humanos, o câncer de mama também está presente no mundo animal. Cães e gatos, também são foco da campanha Outubro Rosa, em Salvador. "A doença é mais comum nas fêmeas, principalmente em cadelas. O tumor de mama representa 46% de todas as neoplasias dessa espécie, sendo que, em 50% dos casos os tumores são malignos e em 25% já tem metástase para o pulmão no momento do diagnóstico", relata a médica veterinária da Semeve, Juliana Requião.
Segundo a veterinária, o diagnóstico do tumor de mama é feito por meio da palpação do nódulo. Além disso, pode ser observado edema da cadeia mamária (inchaço) e ulceração (ferimento com secreção). "Exames complementares como os laboratoriais, radiografia de tórax e ultrassonografia abdominal são necessários para determinar a extensão da doença e definir o tratamento mais adequado. Para evitar a ocorrência do câncer de mama, a melhor decisão é a castração precoce que consiste na retirada cirúrgica dos ovários e do útero. Quando feita antes do primeiro cio, reduz-se a incidência para menos de 1%", explicou Juliana Requião.
Para estimular o tratamento precoce do câncer de mama, até o final do mês de outubro, a Semeve oferece 40% de desconto nos exames de triagem de metástases decorrentes do tumor de mama, que são: ultrassonografia abdominal e radiografia de tórax, em três projeções.
0 comentários :
Postar um comentário