Foram homenageados com o prêmio, as instituições Lar do Irmão Velho e o Abrigo do Salvador, o promotor de Justiça César Correia, a socióloga Osmarina Batista, e os conselheiros Maria Ondina e José Leôncio Rodrigues
O Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI) entregou, na manhã desta quarta-feira (19), no Centro de Atenção à Saúde (CAS), em Salvador, o prêmio José Ramos de Queiroz (edições 2014 e 2016) a pessoas físicas e instituições que têm atuado em favor dos direitos da pessoa idosa. A cerimônia de entrega fez parte das comemorações do Dia Internacional dos Direitos da Pessoa Idosa (1º de outubro), e as pessoas e entidades agraciadas foram o promotor de Justiça César Correia, a socióloga Osmarina Batista, o Lar do Irmão Velho e o Abrigo do Salvador. Pela edição 2014, os homenageados foram os conselheiros Maria Ondina e José Leôncio Rodrigues.
Estiveram presentes no evento Kívio Dias e Anhamona de Brito, respectivamente, chefe de gabinete e superintendente de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), o Padre José Carlos, membro do CEI, Márcia Virgens, promotora do Ministério Público Estadual, Cristina Araújo, da Defensoria Pública do Estado, Maria Isabel Garrido, da Delegacia Especializada de Atendimento ao Idoso (Deati), Leonardo Oliva, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia-BA, e Maria Rosa Teles, representando o Conselho Municipal de Idoso de Camaçari.
“Esta é uma oportunidade de homenagear a essas pessoas que passaram uma vida inteira dedicada a essa causa, trazendo uma contribuição muito importante na mudança de vida dos idosos”, salientou o chefe de gabinete da SJDHDS, Kívio Dias. Antes da premiação, a mestre em Educação e presidente da Associação Brasileira de Gerontologia-Bahia, Maria Emília Rodrigues, ministrou palestra sobre Educação para o Envelhecimento: um direito de todos. Ela ressaltou a necessidade de desenvolver uma educação “que tenha essa proposta de que o envelhecimento é um processo e que deve afetar todos desde crianças até pessoas idosas, todos os segmentos e gerações. É preciso incluir esse tema desde a pré-escola até a pós-graduação, estimular a educação e o respeito ao Estatuto do Idoso”, sugeriu.
Os premiados deste ano foram o promotor de Justiça César Correia (em sua ausência, o prêmio foi recebido pela conselheira Belanísia Santos), a socióloga e presidente do Conselho Municipal do Idoso de Camaçari, Osmarina Carvalho, e as instituições Abrigo Salvador e Lar Irmão Velho.
“Cada um de nós constrói a sua história, mas eu acho que todos nós juntos vamos construir a história do idoso, principalmente do idoso de Camaçari. Esse prêmio não é meu. É do idoso de Camaçari que me deu essa oportunidade”, comemorou Osmarina Carvalho. A socióloga realizou várias ações no município, entre eles os projetos Plantar (plano técnico de articulação de rede de promoção dos direitos do segmento), o Pescando Letras (de alfabetização dos idosos), o Fazendinha, para abrigar e empoderar 30 mulheres de 60 a 70 anos, e conseguiu, junto a empresa Continental doação para a construção do Centro de Convivência da Pessoa Idosa que beneficiará cerca de 19 mil pessoas idosas do município.
Abrigos
O prêmio do Abrigo do Salvador foi recebido pela gerente da instituição Jeane Ramos. Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) fundada em 1934 com a principal missão de prestar assistência biopsicossocial a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, a associação Abrigo do Salvador está instalada no bairro de Brotas, em Salvador. Dispondo de estrutura física compatível com as limitações resultantes do processo de envelhecimento e equipe multidisciplinar, atende, atualmente, atende a 196 moradores. Segundo Jeane, a instituição se sente lisonjeada por ter sido escolhida. “É muito importante pelo reconhecimento do nosso trabalho e porque dá visibilidade ao que tem sido feito ao longo desses 81 anos de existência do abrigo”, disse.
Outro abrigo (ILPI) homenageado foi o Lar Irmão Velho, de Feira de Santana, que atende idosos em situação de vulnerabilidade social e familiar, abrangendo mais de 42 municípios, beneficiando uma população de aproximadamente 1,2 mil habitantes. O prêmio foi recebido pelo presidente da entidade, Antônio Miranda Filho. “A instituição vai fazer 60 anos, é reconhecida regionalmente, mas com o prêmio esse reconhecimento vai ampliar muito a sua visibilidade no estado e no Brasil. É muito importante e reforça o nosso compromisso com as conquistas dos direitos do segmento”, salientou.
Edição 2014
Os premiados de 2014, cuja homenagem não foi feita na ocasião por causa do incêndio que houve no prédio da antiga Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, foram os conselheiros Maria Ondina e José Leôncio Rodrigues pelos serviços prestados no Conselho Estadual da Pessoa Idosa. “Valeu a pena permanecer e lutar pelos direitos dos idosos durante tantos anos no Conselho. Esse é um momento de gratidão e celebração”, ressaltou Maria Ondina.
O evento foi encerrado com a participação do grupo de metais Tribales, do Neojiba (Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), que executou temas clássicos e populares, como Summertime (George Gershwin) e Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu).
Prêmio
Baiano de Salvador, Dr. José Ramos de Queiroz diplomou-se na Faculdade de Medicina. Durante a II Guerra Mundial, trabalhou como cirurgião no Hospital da Marinha (Largo de Nazaré). Durante muitos anos foi professor no Instituto Bahiano de Ensino, no Colégio Anfrísia Santiago e no Colégio da Bahia. Resolveu mudar de especialidade e, em Madrid, matriculou-se no curso de geriatria e gerontologia, promovido pela Cruz Vermelha, obtendo o diploma de geriatra e gerontólogo.
Esteve na Suíça visitando hospitais para pessoas idosas, várias “residências” e centros de convivência sob orientação do professor Jean-Pierre Junot . Com a mesma finalidade esteve em Boca Raton (Flórida), San Juan e Aguadilha (Porto Rico), México, Argentina e Budapest, nos dois últimos tomando parte na 1ª Jornada de Geriatria e Gerontologia do Cone Sul (Buenos Aires) e do Pré-Congresso da Associação Internacional de Gerontologia (Budapest).Também foi aos Estados Unidos, em base Cleveland (Ohio), hospedando-se em uma residência para pessoas idosas, visitando outras e vários centros de convivência. Foi a New York e Washington, com a mesma finalidade. No Brasil, fez parte em inúmeras reuniões e congressos sobre a Política da Pessoa Idosa, em Salvador, Feira de Santana, Rio de Janeiro, São Paulo entre outros municípios.
Instituído em 2008 pelo CEI, órgão vinculado à SJDHDS, o Prêmio José Ramos de Queiroz é entregue, anualmente, a entidades e pessoas físicas com reconhecida atuação em prol dos direitos da pessoa idosa.).
Fonte justicasocial.ba.
0 comentários :
Postar um comentário