Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Previsão de chuvas para o oeste baiano e predomínio de sol no restante do Estado

Para os próximos dias, são esperadas mudanças nas condições do tempo em parte do Estado. Tais mudanças se devem a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que consiste de um sistema de baixa pressão que se forma em altos níveis (aproximadamente 9.000 m), cujo núcleo é mais frio que a periferia. Quando esse sistema avança para o continente, atingindo o Nordeste brasileiro, há um aumento da nebulosidade e das chuvas nas localidades sob sua periferia e céu claro nas áreas sob o seu centro.

Assim, no Oeste e São Francisco, que estão sob a periferia desse sistema, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas. Além disso, às altas temperaturas nessas regiões, com máximas de até 37°C, poderão contribuir para intensificar essas chuvas, sobretudo, no Oeste baiano.

Este sistema meteorológico, ao mesmo tempo em que provoca chuvas nessas áreas, auxilia na redução da nebulosidade no restante do Estado, onde deverá manter o céu parcialmente nublado a claro na maior parte do período. Essa pouca nebulosidade reflete na elevação das temperaturas, que poderão atingir máximas de 36°C, no Norte do Estado. Já nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste ainda são esperadas baixas temperaturas, com mínimas de até 16°C.

Apesar da maioria das regiões estarem influenciadas pela atuação desse VCAN, nas localidades mais próximas ao litoral, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico também deverão contribuir para a ocorrência de chuvas fracas a qualquer hora do dia. Essa é a mesma previsão para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas deverão variar entre mínimas de 22°C e máximas de 30°C.

Maré

Para o período entre os dias 21/10 (sexta-feira) e 23/10/2016 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre 07h às 11h e entre 19h às 23h com valores variando de 1,6 a 2,4 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre 01h às 05h e entre 13h às 17h, com valores variando de 0,1 a 1,1 metros. As ondas previstas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta

Uma das características do início da primavera é a elevação nos Índices de Radiação Solar e, consequentemente, a Radiação Ultravioleta. Tal mudança se deve, principalmente, a condição de céu com poucas nuvens, o que resulta na elevação desses Índices, a exemplo dos que estão previstos para o período entre os dias 21/10 (sexta-feira) e 23/10 (domingo), que deverão variar de 12 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto exposição prolongada à radiação solar. Com isso, recomenda-se usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, sobretudo, nos horários das 10h às 16h. Esses cuidados são essenciais, pois poderão minimizar danos à saúde, uma vez que, nesse intervalo de tempo os efeitos dos raios solares são maiores.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑