Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Rolé Brasil conta história da Barra em Salvador


Depois do sucesso do primeiro passeio realizado em junho, a Salvador de Castro Alves, Caymmi e Jorge Amado, recebe o Rolé Brasil para uma aula ao ar livre na orla da Barra.  Agora, o passeio histórico-cultural vai destacar o Farol da Barra, referência náutica e turística da cidade que divide o mar atlântico da Baía de Todos os Santos, e o circuito dos Fortes que marcam a fundação da cidade. A caminhada vai explorar ainda a arquitetura, a geografia e a economia, sem esquecer de passear pelos dados históricos como o nome do bairro, o papel da baia e do Porto de Salvador. O circuito do dia 8 de outubro começará às 10h, e terá como ponto de encontro o Farol da Barra, bem em frente ao Museu Náutico da Bahia.  Do símbolo da cidade o Rolé segue para o Forte Santa Maria e chega ao Instituto Mauá, passando pelo Forte São Diogo até culminar na Igreja de Santo Antônio da Barra-Cemitério dos Ingleses. Como sempre, o evento é gratuito e dispensa inscrições. A ação tem apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos.

 O Rolé Brasil por Salvador, realizado pelo Estúdio M’Baraká com patrocínio da Estácio, será mais um passeio descontraído e com um olhar atento à história, marca registrada dos professores William Martins e Rodrigo Rainha, coordenadores do curso de História da Estácio. A aula de história a céu aberto em solo soteropolitano irá enfatizar aspectos importantes da região desde a chegada de Tomé de Souza até as recentes reformas realizadas na região. “Não vamos nos referir à chegada acidental de um navegante português ao litoral brasileiro, em Porto Seguro.  Mas sim, quando a organização daquilo que é entendido como Império Português deseja nomear e criar marcos de posse de novos territórios que entre os seus muitos nomes passa a ser definitivamente conhecido como Brasil. E o marco emblemático dessa posse é o estabelecimento de uma capital nas novas terras, em uma baía natural, de águas agradáveis, batizada por eles como Baía de Todos os Santos”, explica Rodrigo Rainha.


Roteiro:
•           Farol da Barra – Museu Náutico da Bahia (ponto de encontro)
•           Forte de Santa Maria (Espaço Carybé das Artes)
•           Instituto Mauá
•           Forte de São Diogo
•           Igreja de Santo Antônio da Barra – Cemitério dos Ingleses

Ainda em 2016, Salvador receberá mais um Rolé, no dia 19 de novembro. Outras cidades receberão o Rolé Brasil, conforme agenda a seguir.

As cidades visitadas e suas respectivas datas
•           28/5 – Belo Horizonte
•           18/6 - Salvador
•           13/8 – São Paulo
•           20/8 – Fortaleza
•           10/9 - Florianópolis
•           17/9 – Belo Horizonte
•           8/10 - Salvador
•           22/10 – São Paulo
•           05/11 - Fortaleza
•           19/11 – Salvador

Sobre o Rolé Brasil
O objetivo do projeto Rolé Brasil é difundir a ideia de que a cidade é uma plataforma em constante construção, sendo a história um elemento importante para sua compreensão e potencial transformação. Acreditando nesta premissa, a M’Baraká e a Estácio estendem o Rolé a outras capitais do país seguindo os passos da própria universidade, que nasceu no Rio e aos poucos ampliou sua presença em todo o território nacional.
Para a equipe do Rolé, a cidade é um ambiente multidisciplinar e os passeios estimulam o diálogo entre a população, o espaço urbano, a memória e as potencialidades da cidade. Para o professor Rodrigo Rainha, coordenador de pesquisa do projeto, “são roteiros pensados para serem feitos a pé, onde os guias são professores e o público é levado a uma aula a céu aberto. A rua é a sala de aula. O quadro é a paisagem urbana e o papo é sobre história, geografia, cultura, arquitetura, urbanismos e meio ambiente... sobre a alma e a identidade da cidade.” Sobre as diferenças de sotaque, Isabel Seixas, do Estúdio M’Baraká  adianta: “Se no Rio, Salvador e BH é Rolé e em São Paulo, Floripa e Fortaleza a gente vai de Rolê, tudo bem, o convite é o mesmo. Vamos dar um passeio descontraído por ai!”


OS CURADORES / PESQUISADORES

Rodrigo Rainha
Coordenador das Licenciaturas da Universidade Estácio no Rio de Janeiro, doutor em História Comparada pela UFRJ e professor-adjunto do Departamento de História da UERJ procura levar a História para além das paredes da sala de aula, indo às ruas e incentivando o aprendizado ao ar livre. Autor de "A Copa no Campo da História", tem diversos artigos publicados no meio científico sobre história medieval na Península Ibérica e apresenta semanalmente o quadro “Rio: Você precisa conhecer” na Rádio Globo. É responsável pela pesquisa e produção de textos do projeto, além de ser um dos professores-guia nos passeios.

William Martins
É professor e coordenador de História do curso da Universidade Estácio e autor do livro “Paschoal Segreto: ‘ministro das diversões’ do Rio de Janeiro (1883 - 1930)” (2014). Doutor em História pelo programa de pós- graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ), fez mestrado em História Social pelo PPGHIS/ UFRJ (2004). É responsável pela pesquisa de conteúdos e textos para o projeto,


Serviço:
Rolé Brasil – Salvador
Dia 8 de outubro será às 10h
Ponto de Encontro: Farol da Barra, bem em frente ao Museu Náutico da Bahia.
Gratuito, sem
Duração: aproximadamente 2 horas e meia





0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑