Para os próximos dias, que inclui o final de semana, o tempo na Bahia continua sem mudanças significativas. Ou seja, na faixa centro-leste, que inclui as regiões do Recôncavo, Nordeste, Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul, quem influencia são ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, o que deverão manter o céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia.
Por outro lado, na faixa centro-oeste, que abrange as regiões Oeste, São Francisco e Norte, a massa de ar quente e seco é o sistema que continua predominando. Com isso, a previsão é de céu com poucas nuvens e sem chuvas. Além de manter o tempo seco, essa massa de ar também está influenciando nas temperaturas, que permanecem elevadas nessas regiões, onde estão previstos os maiores índices, com máximas podendo chegar aos 37°C.
Outro reflexo da permanência da massa de ar quente e seco está no aumento do risco de ocorrer queimadas. Assim, recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo em suas atividades diárias, sobretudo, na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos, pois qualquer descuido no controle desse fogo pode dar origem a uma grande queimada, o que poderá trazer prejuízos materiais e ambientais para essas regiões.
Para as áreas onde há previsão de chuvas, as temperaturas serão mais amenas, com mínimas variando entre 17°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) e máximas de 34°C (no Nordeste do Estado). Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde o céu se manterá parcialmente nublado e com chuvas, as temperaturas deverão variar de 22°C (mínimas) e 30°C (máximas).
Maré
Para o período entre os dias 14 (sexta-feira) e 16 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre 02h às 04h e entre 14h às 16h com valores variando de 2,1 a 3,1 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre 08h às 10h e entre 20h às 22h, com valores em torno de 0,1 metro. As ondas previstas deverão ter agitação de fraca a moderada, com altura máxima podendo chegar a 2,0 metros.
Índice de Radiação Ultravioleta
Uma das características do início da primavera é a elevação nos Índices de Radiação Solar e, consequentemente, a Radiação Ultravioleta. Tal mudança se deve, principalmente, a condição de céu com poucas nuvens, o que resulta na elevação desses Índices, a exemplo dos que estão previstos para o período entre os dias 14 (sexta-feira) e 16 (domingo), que deverão variar de 12 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto exposição prolongada à radiação solar. Com isso, recomenda-se usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, sobretudo, nos horários das 10h às 16h. Esses cuidados são essenciais, pois poderão minimizar danos à saúde, uma vez que, nesse intervalo de tempo os efeitos dos raios solares são maiores.
0 comentários :
Postar um comentário