A Praça das Artes, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador (CHS), espaço reativado pelo Governo do Estado em outubro passado, sedia nesta segunda-feira (28), a partir das 21h, a abertura da temporada de atrações do verão 2016/2017, com o tradicional ‘Ensaio do Cortejo Afro’. O grupo, criado há mais de 30 anos, traz homenagem ao cantor e compositor baiano, Gilberto Gil. A mudança dos tradicionais ensaios do Cortejo do Largo Tereza Batista, que duraram 15 anos, para a Praça das Artes, ambos no Pelourinho, integra um programa de reativação de espaços públicos do Estado na capital, sob administração do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).
“A Praça das Artes detém 1,5 mil metro quadrado de área e capacidade para cerca de 1,5 mil pessoas, mas esteve em desuso por muito tempo. Temos que pensar essas áreas como estratégicas para a cidade, tornando-as acessíveis, confortáveis, seguras e com serviços que atendam baianos e turistas, com parâmetros técnicos que respeitem o patrimônio edificado”, afirma o diretor geral do Ipac, João Carlos de Oliveira.
A segurança também é destaque no local. “A Polícia Militar e a Secretaria de Segurança (SSP) são parceiras dessas requalificações, assim como já aconteceu no Passeio Público e agora na Praça das Artes, onde estão instaladas câmeras de segurança 360°”, completa João Carlos. As principais ruas do Pelourinho dispõem de câmeras. A PM está sediada com o 18º Batalhão (Rua da Oração) e a SSP com a Delegacia de Proteção ao Turista (Praça Cruz de São Francisco).
Acesso
O acesso à praça é feito via Baixa dos Sapateiros (Avenida J.J. Seabra), através do estacionamento, ou pela Rua Gregório de Mattos, no Pelourinho. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Mais informações sobre o Cortejo e seus ensaios no telefone (71) 99170-0953.
A Praça das Artes surgiu a partir da década de 1990, com a junção de quintais e ruínas do antigo casario. No local, o Ipac realizou serviços de paisagismo, poda de árvores e arbustos, plantio de mudas, re-iluminação, revestimento de piso, colocação de granito, pintura das paredes dos imóveis, instalação de uma gerência local e manutenção geral da área.
Fonte: Ascom/Ipac
0 comentários :
Postar um comentário