No ano passado os foliões do carnaval de Salvador puderam aproveitar 385 atrações nos seis dias de festa e nos três circuitos diferentes da capital baiana — Dodô, Osmar e Batatinha —, neste ano a folia vai ter 291 trios e artistas em sua programação, o que representa 23,8% a menos de atrações no planejamento da festa mais importante da cidade. Os dados foram divulgados pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) nesta quinta-feira (26).
O circuito que mais sofreu perdas na programação foi o Osmar, no Campo Grande, que terá 63 atrações a menos do que em 2016 — uma queda de 36,6%, entre blocos e trios independentes. No Dodô, conhecido também como Barra-Ondina, também houve diminuição. Comparado com as 131 atrações do ano passado, 2017 terá 32% a menos de opções: serão 89 trios e minitrios.
A exceção
Diferentemente dos outros, o circuito Batatinha foi o único onde houve aumento nas atrações. O número passou de 82 para 93 atrações nas ruas do Centro Histórico — o equivalente a um crescimento de 13,4% na programação.
Blocos
Não são poucas as atrações cortadas para o Carnaval deste ano. Alguns dos blocos 'clássicos' da folia soteropolitana, como o Araketu, Cheiro, Nana Banana, Yes Bahia Club e Nu Outro não vão estar presentes na maior festa da capital baiana. Os empresários reclamam da crise e das altas taxas cobradas por órgãos municipais e estaduais.
Há também blocos populares que continuam na programação do Carnaval, mas com menos dias marcados para a folia: Cerveja e Cia, que antes desfilava três dias e, em 2017, vai sair em apenas um; o Coruja, o Inter, o Balada e o Burburinho só vão participar da festa em dois dias; além do Eva e do Burburinho, que só desfilam um dia.
0 comentários :
Postar um comentário