Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa tem ato em Salvador

Representantes de diversas religiões e de órgãos governamentais se reuniram no Parque Metropolitano do Abaeté, neste sábado (21), em ato que marcou a passagem do Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa. O evento foi marcado por homenagens a Mãe Gilda, considerada um dos símbolos de resistência e afirmação de matriz africada, inspirando a criação da data.

Presente no ato, a secretária de Promoção Racial, Fabya Reis, comentou a importância do evento. “Nós temos hoje dispositivos do estado, como o estatuto da igualdade racial, que versa sobre a questão da convivência entre as religiões e orienta como agir em casos de intolerância, responsabilizando os culpados, porque intolerância religiosa é crime. Temos também o Centro de referência Nelson Mandela, que acolhe casos de racismo para orientar. Ambos integram a rede de combate ao racismos, da qual fazem parte o Ministério Público e a Defensoria e o Tribunal de Justiça”.

A Data 

O dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído em 2007, pelo então presidente Lula, tendo o caso de Mãe Gilda como um dos mais emblemáticos na luta contra o racismo e o ódio religioso no país. Após ter a imagem maculada e o terreiro (Ilê Axé Abassá de Ogum, em Salvador) invadido e depredado por representantes de outra religião, a sacerdotisa teve agravamentos de problemas de saúde e faleceu em 21 de janeiro de 2000. O episódio repercutiu amplamente, resultando em projetos de lei na esfera municipal e, em seguida, sendo reconhecido na esfera federal. A data é um marco para fomentar o debate acerca do respeito às diferentes crenças e à liberdade de culto.

Com informações Secom/GovBA

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑