om a presença dos astros do sistema solar, o planetário e a atração, neste mês,. do Museu Geológico da Bahia (MGB), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) e localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, neste mês. Composto por uma cápsula inflável, com capacidade para acomodar 15 pessoas por apresentação, o equipamento permite a simulação do sistema e seus principais astros.
Com duração de 15 a 20 minutos, as apresentações ocorrem sempre às sextas-feiras, às 15h e 16h, e a entrada é gratuita. “O planetário permite às pessoas conhecerem mais sobre astronomia, com a os seus astros mais importantes e temas sobre o movimento de rotação e translação da terra. Ele possibilita a visualização dos movimentos da terra e sua relação com os dias e anos”, explica o diretor do MGB, Heli Sampaio.
Segundo ele, o equipamento oferece ao visitante a possibilidade de visualização do sistema, em tempo real ou a qualquer tempo – passado presente e futuro. “Em questão de segundos, o visitante conhece movimentos dos astros que levariam anos e até mesmo séculos para se completar”.
O público também pode visitar as diversas áreas do MGB durante os finais de semana. Entre elas, o Universo/Sistema Solar e Meteoritos. O museu possui um dos maiores acervos da Bahia, composto de rochas, minerais, pedras preciosas e fósseis com mais de 20 mil peças. Inaugurado em 4 de março de 1975, o MGB é um centro de pesquisa, divulgação e preservação do patrimônio geológico do estado, desenvolvendo projetos de cunho científico, educativo e cultural. O espaço dispõe ainda de um auditório/cinema, com 125 lugares e um aconchegante café.
Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE)
0 comentários :
Postar um comentário