A tradição do Reisado de São Benedito será celebrada neste domingo (8 de janeiro), pelas ruas de Cairu, no Baixo Sul da Bahia. A festa, tradição do Brasil Império, tem na noite de sábado apresentações com atrações musicais.
Os festejos seguem no domingo às 10h com celebração de missa solene, cortejo pelas ruas da cidade com participação de grupos culturais, além shows à noite.
Mantendo a memória centenária, a cidade preparou uma programação especial que começa com a missa solene na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.
A festa conta também com apresentações de grupos folclóricos da região, com Congos e Chegança, procissão e da descida da bandeira de São Benedito. A festa atrai devotos moradores e turistas.
A tradicional Fanfarra de Cairu, grupos de capoeira e puxada de rede Samba Nossa Senhora da Penha, de Gamboa, o Samba Quilombola, de Galeão, o Zambiapunga, de Boipeba, e o Boi Malhado, de São Sebastião também estarão presentes na programação. O ponto alto é a tradicional descida da bandeira de São Benedito, que ocorre no meio da tarde do domingo, na praça central da cidade, em frente ao centenário Convento de Santo Antônio.
Além da programação religiosa, a prefeitura preparou uma programação especial com uma série de shows que acontecem sábado (7) e domingo (8). No palco atrações como Banda Pra Casar, Neto LX, Banda Raneychas, Bahia Love, Nea Anjo, Sinho Bernardo, entre outras.
São Benedito
O santo protetor dos negros e escravos, conhecido mundialmente, tem uma história de vida repleta de valores humanos admirados por devotos e adoradores. A simplicidade, humildade, amor a Deus e ao próximo são algumas das características que tornaram São Benedito uma referência religiosa, inicialmente em Portugal pelos negros.
O dia 26 de Dezembro foi escolhido para celebrar o culto a São Benedito, tornando-se uma tradição que vem do Brasil Império até hoje, rica em sincretismo religioso e muitas manifestações folclóricas repletas de história e cores adornadas com miçangas e lantejoulas. Em Cairu a celebração acontece sempre no segundo domingo de janeiro, em virtude das celebrações da Festa dos Santos Reis.
Mais informações, agenda de entrevistas com o prefeito de Cairu, Fernando Brito, podem ser solicitadas através dos telefones abaixo.

0 comentários :
Postar um comentário