Pesquisadores iniciam Desafio Montenegro-Montevidéu amanhã (1°)
Com a proposta de divulgar o uso de fontes energéticas alternativas, mais limpas e sustentáveis, os pesquisadores do Desafio Montenegro-Montevidéu, Alexandre Wentz e Fabrizzio Cedraz, do Instituto Surear e do Mestrado Profissional em Bioenergia da FTC, continuam sua rota rumo ao Uruguai.
O Desafio consiste em realizar uma viagem de 856 Km partindo da cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul - onde o veículo será abastecido com biometano (um gás produzido a partir de resíduos da produção agrícola) - e seguir até a cidade de Montevidéu, no Uruguai.
Diário de bordo
Os pesquisadores partiram de Salvador às 04h da manhã do dia 27 de janeiro percorrendo cerca de 1.150 km entre as cidades de Salvador (BA) e Linhares (ES). Foram realizados quatro abastecimentos com GNV nas cidades de Cruz das Almas (BA), Itabuna (BA), Mucuri (BA) e Linhares (ES).
No segundo dia de viagem foram percorridos 1.105 km entre Linhares (ES) e Taubaté (SP). Neste trecho houve três abastecimentos com GNV nas cidades de Cachoeiro do Itapemirim (ES), Barra Mansa (RJ) e Casimiro de Abreu (RJ).
No dia 29 de janeiro, os desafiantes seguiram viagem de Taubaté rumo à capital do Rio Grande do Sul, totalizando 1.195 km percorridos. A viagem de Salvador a Porto Alegre durou três dias, todo o percurso entre as duas cidades, cerca de 3.350 Km, foi realizado com GNV. O veículo do Desafio consumiu 176,24 m³, representando um consumo médio de 19,01 Km/m³.
No quarto dia de viagem, ontem (30), foi realizado o primeiro ciclo de abastecimento do carro com biometano, produzido na Usina de Compostagem da Ecocitrus em Passo da Serra, no município de Montenegro. Após o abastecimento foram realizados alguns testes e, como esperado, o veículo manteve um excelente desempenho. Os pesquisadores iniciam Desafio Montenegro-Montevidéu amanhã (1°).
O Desafio
Além de promover os benefícios dos biocombustíveis, especialmente biometano e etanol, para o meio ambiente e a sociedade como um todo, o projeto busca integrar a América Latina a partir das dificuldades do setor energético e de combustíveis.
O Desafio Montenegro-Montevidéu é uma realização do Instituto Surear em parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), por meio do Programa de Mestrado Profissional em Bioenergia, e tem o apoio e patrocínio da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul – SULGÁS.
0 comentários :
Postar um comentário