Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Centro de Operações promove agilidade nas ações de segurança do Carnaval

As estruturas de segurança do Estado já estão trabalhando em esquema especial para garantir a paz antes e durante o Carnaval. Além dos profissionais da segurança que já estão nas ruas, este ano as operações ligadas à folia contam pela primeira vez com o apoio do Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública 2 de Julho, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Já nos eventos pré-carnavalescos, como o Fuzuê e o Furdunço, que aconteceram no último fim de semana, no circuito Barra/Ondina, a estrutura tecnológica do COI foi utilizada para monitorar os circuitos e dar mais agilidade aos procedimentos nas ocorrências.

A operação de segurança para o período do Carnaval é coordenada pelo superintendente de Gestão Tecnológica e Organizacional, da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), tenente-coronel Marcos Oliveira. “Durante esses primeiros eventos pré-Carnaval tivemos um trabalho tranquilo. As câmeras e nossos sistemas funcionaram como deviam e vamos seguir trabalhando. Já temos efetivo empregado em regime de hora-extra, para não comprometer o policiamento em outros pontos da cidade. No domingo [19], além do Furdunço, nós tivemos um jogo acontecendo no mesmo horário no Estádio de Pituaçu, então a segurança foi bastante exigida”, contou Oliveira. 

Na sala do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), além das polícias Militar e Civil, representantes de 44 instituições públicas e privadas, como Corpo de Bombeiros, Exército, Defesa Civil, Detran, Transalvador, SAMU, Coelba e outras monitoram através de câmeras a movimentação nos principais circuitos do Carnaval. Além das câmeras fixas já existente nos circuitos e áreas adjacentes, que também são pontos turísticos da capital, o vídeo-monitoramento ganha reforço especial com as câmeras instaladas nos portais que estão sendo montados nos principais acessos dos circuitos e começam a funcionar na quinta-feira de Carnaval. Ao todo, serão mais de 250 equipamentos de vídeo-monitoramento.

O supervisor operacional do CICCR, capitão Alan Freitas, explica que, no Centro de Operações, a equipe trabalha em duas frentes: monitoramento e tomada de decisões. “Para o monitoramento, nós temos como ferramentas as câmeras e sistemas georreferenciados, onde acompanhamos também as patrulhas e os trios elétricos, por exemplo. Quando observamos algum incidente que foge da normalidade, nós ampliamos o monitoramento naquele ponto e demandamos o efetivo que está no local para tratar a ocorrência. Existe todo um sistema de segurança que está trabalhando para que as pessoas possam curtir em paz”, explicou Freitas.

Estreia 

Este será o primeiro Carnaval em que a SSP conta com o reforço do Centro de Operações e Inteligência, inaugurado em julho do ano passado e considerado o maior centro de operações policiais da América do Sul. Para o coronel Marcos Oliveira, o equipamento melhora o trabalho não só das polícias. “A estrutura por si só, permitindo reunir diferentes instituições, já é uma grande novidade. Agora nesses dias de festa nós vamos poder conhecer melhor os nossos sistemas e estratégias. O Carnaval, em termos de segurança, é mais exigente do que outro grande evento que já tivemos em Salvador, e contamos com o apoio do Centro de Operações, que foi a Olimpíada”.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑