“Carnaval com Segurança” é o nome da campanha deflagrada pelo CREA no dia 1º e que se estenderá até o dia 28 de fevereiro. Nesta quinta-feira, dia 16/02, a partir das 9h, haverá um reforço na equipe de fiscalização que atua nos camarotes e estruturas de Ondina.
Salvador realiza um dos maiores carnavais do planeta. Todos os anos, milhares de pessoas se rendem à folia na capital baiana, que reúne mais de 300 entidades e 700 horas de música nos circuitos Dodô, Osmar, Batatinha, Riachão, Sérgio Bezerra, Orlando Tapajós e Mestre Bimba. Para garantir a fiscalização da prestação de serviços técnicos e a execução de obras relacionadas à Engenharia e à Agronomia, com a participação de profissional habilitado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) lança a campanha “Carnaval com Segurança”, que tem o objetivo de verificar o exercício e atividades das profissões reguladas pela Lei n° 5,194, de 1966, observando os princípios éticos, econômicos, tecnológicos e ambientais compatíveis com as necessidades da sociedade.
Além de proteger a sociedade, o trabalho do Crea consiste ainda em garantir segurança a quem trabalha no evento e proteger o meio ambiente. Para tanto, a instituição disponibiliza equipes exclusivas de fiscalização na vistoria de trios elétricos e veículos, (no período de 09 a 24/02); nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha, (de 01 a 24 de fevereiro); nos palcos do carnaval nos bairros, (de 20 a 24/02); além de disponibilizar equipe de plantão para ocorrências durante a realização do evento (de 24 a 28/02).
Central Única de Vistorias (trios, elétricos e veículos) - A equipe formada por cinco fiscais trabalha das 8 às 12h e das 13 às 18 h, no Parque de Exposições de Salvador. No local, são solicitadas Anotações de Responsabilidade Técnica referentes à Vistoria veicular, manutenção e recarga de extintores, avaliação e manutenção do sistema hidrossanitário, vistoria da estrutura metálica para atestar a capacidade do componente rodoviário (carreta ou semi-reboque), avaliação e manutenção do sistema elétrico e sonorização e avaliação e manutenção do grupo gerador.
Os circuitos Dodô, Osmar e Batatinha e a estrutura do carnaval dos bairros são fiscalizados por oito fiscais, que atuam nos camarotes, estúdios de televisão, palcos, sala de imprensa, arquibancadas, praticáveis, pórticos, iluminação e luminosos, restaurantes, postos de combustíveis, condomínios habitados e hotéis. É solicitada Anotação de Responsabilidade Técnica referente a projeto, dimensionamento e montagem e desmontagem das estruturas metálicas, instalações elétricas em baixa tensão e de incêndio e pânico, programa de brigada contra incêndio, plano de emergência contra incêndio, plano de segurança contra situações de pânico – PSSP, manutenção e recarga de extintores, instalação e manutenção de sanitários químicos, e sistema de ar-condicionado, montagem de elevadores e gruas, acessibilidade, instalação e manutenção do grupo gerador e instalação de circuito fechado de TV.
Haverá programação de carnaval nos bairros de Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma, Pau da Lima e Pituba, além das ilhas dos Frades, de Maré e Bom Jesus dos Passos. Todos terão fiscalização do CREA.
O plantão telefônico para ocorrências em estruturas, trios e carros de apoio é formado por uma equipe composta por quatro funcionários que vai monitorar as ocorrências divulgadas em meios de comunicação e por meio de denúncias realizadas por outros órgãos responsáveis.
Porque é importante fiscalizar e exigir um responsável técnico:
FATORES DE RISCO
|
EVENTOS ADVERSOS
|
CONSEQUÊNCIAS
|
1– VEÍCULOS:
Trios Elétricos
Carros de Apoio
Carros Alegóricos |
- Falha Mecânica
- Incêndio
- Arruinamento de Estruturas
- Ausência de aterramento
- Ausência de EPC*
- Curto Circuito
|
- Abalroamento
- Colisão
- Atropelamento
- Queda
- Queimadura
- Choque Elétrico
|
2- ESTRUTURAS
METÁLICAS:
Palcos
Camarotes
Arquibancadas
Praticáveis
|
- Instabilidade de estrutura
- Danos na estrutura
- Sub-dimensionamento dos elementos de segurança (guarda-corpo, alturas das circulações, escadas de acesso e fuga, aberturas de acesso)
- Ausência de EPC*
- Ausência de Aterramento
- Incêndio
- Curto Circuito
- Falta de Sinalização
- Acessibilidade inexistente
- Não previsão adequada de fluxos e espaço do folião
- Falta de Plano de Segurança para Situações de Pânico – PSSP
- Ausência de extintores de incêndio
|
- Desabamento
- Traumatismos
- Quedas
- Queimaduras
- Choques Elétricos
- Desmoronamentos
- Falta de acessos para deficientes
- Propagação do fogo
- Pânico
- Falta de acesso às pessoas com deficiência.
- Morte
|
3- DECORAÇÃO:
Pórticos
Iluminação
Luminosos
|
- Falha na fixação
- Falha na Montagem
- Danos na rede elétrica
- Incêndio
|
- Traumatismo
- Queimaduras
- Choque elétrico
- Interrupção do
fornecimento de energia
|
EPC* - Equipamento de Proteção Coletiva (Extintores de Incêndio, guarda-corpo, sinalização etc).
0 comentários :
Postar um comentário