Em evento fechado para autoridades e veículos de comunicação, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e o Núcleo de Ópera da Bahia (NOB), anunciam a Programação Anual de ensaios e apresentações artísticas de ópera no Palácio da Aclamação, no próximo dia 18 de fevereiro, às 14h.
O lançamento para profissionais de comunicação acontece com as presenças e participações especiais do cantor e compositor baiano, Gilberto Gil, e do bloco Cortejo Afro. Padrinho do NOB, Gilberto Gil também será homenageado pelo Cortejo durante o Carnaval de Salvador neste ano. O ensaio será com músicas de Gilberto Gil e arranjos do diretor do NOB, maestro Aldo Brizzi.
Desde o início do ano, integrantes do NOB participam de ensaios do Cortejo Afro na Praça das Artes do Ipac, no Pelourinho, onde homenageiam Gilberto Gil. A ocupação da praça no Pelourinho, os ensaios e apresentações de ópera no Palácio da Aclamação integram o projeto do governo estadual de dinamizar espaços do Ipac.
A ocasião marca também a inauguração do Núcleo de Ópera da Bahia no Aclamação. Para a programação anual, o NOB já prepara três óperas. Uma sobre terreiros de candomblé, outro com e para crianças e mais uma que terá inspiração nos festejos juninos. O núcleo é formado por cerca de 70 músicos, cantores e bailarinos e fez a estreia mundial da versão em português da ópera Treemonisha com orquestração de Brizzi, no último dia 26 de janeiro no Teatro Castro Alves.
“O núcleo é um projeto inovador que se encaixa na estratégia do governo estadual para dinamizar espaços e museus, e o Aclamação tem perfil adequado para recebê-lo”, diz o diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos de Oliveira. O Ipac fez a cessão de sala para ensaios e apresentações.
0 comentários :
Postar um comentário