O Carnaval está chegando, e para muitas pessoas serão oito dias de folia, uma verdadeira maratona. Para ajudar a manter a energia em tantos dias de festa, e evitar problemas com a saúde, pondo em risco a curtição, a nutricionista Mariluze Bahia,
do Grupo LemosPassos, dá dicas importantes sobre quais alimentos consumir e o que evitar durante o Carnaval.
Anote aí as 10 valiosas dicas:
1. Alimente-se bem. Não fique muito tempo sem comer. Opte sempre por uma alimentação leve e equilibrada. Dê prioridade à ingestão de alimentos ricos energeticamente (que possuem carboidratos), como pães, massas, arroz e cereais, de preferência integrais. Faça ingestão de frutas, vitaminas de frutas, sucos, iogurte, queijos, carnes magras, saladas e ovos cozido.
2. Beba bastante água. Isso evita a desidratação e os sintomas da ressaca no dia seguinte. Por questões higiênicas, opte por água mineral.
3. Água de coco, sucos de frutas naturais e isotônicos também são uma boa opção para ajudar a hidratação.
4. Bebida alcoólica. Com o calor que faz em Salvador, uma cerveja super combina com a folia de Momo. Mas, preste a atenção, é importante lembrar que ela desidrata. Então, o correto é intercalar a bebida com a água.
5. Modere o consumo de bebidas alcoólicas, evitando este consumo de estômago vazio. Beber em jejum pode causar desconforto, enjôo, tontura, entre outros sintomas e situações desagradáveis como náuseas, vômitos e dores de cabeça.
6. Evite frituras. A digestão desses alimentos é mais lenta, podendo deixar a pessoa com mal estar e aquela sensação de estufamento.
7. Vai comer na rua? Evite os alimentos com molhos e maionese, eles são mais perecíveis e, portanto, estragam com maior facilidade, principalmente se estiverem expostos ao sol e sem o armazenamento adequado. Dê preferência a sanduíches leves (sem frituras, molhos e condimentos) feitos na hora.
8. Higiene. Observe as condições de limpeza do local onde irá comprar o alimento, e do manipulador também. Note como os alimentos são manuseados, a forma que é armazenado e exposto.
9. Procure se alimentar de duas a três horas antes de sair de casa e não mude a quantidade que você come no dia-a-dia.
10. Após a folia, faça uso de alimentos ricos em vitaminas como as frutas, verduras e hortaliças. Consuma alimentos ricos em vitamina C, que é um antioxidante e atua fortalecendo o sistema imunológico, ajudando a combater os “males” causados pela folia. São fontes de vitamina C: laranja, acerola, kiwi, manga, por exemplo. Para repor as energias, a dica são os carboidratos, outra vez, preferencialmente os integrais.
0 comentários :
Postar um comentário