Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 14 de março de 2017

Espaço Cultural Alagados recebe estreia nacional de 'Terra Fértil em Maré Cheia'

Nesta terça-feira (14), às 19h, o Espaço Cultural Alagados, em Salvador, exibe o filme ‘Terra Fértil em Maré Cheia’. O evento é fruto da parceria entre o Coletivo Urucum, de São Paulo, e a Secretaria da Cultura do Estado (Secult), que já havia promovido a estreia do filme ‘Toda Reza’, em 2015. A première tem entrada franca e classificação livre.

Com direção de Karen Furbino, o filme aborda histórias das parteiras do estado de São Paulo, seus conhecimentos e experiências. O documentário propõe a discussão sobre a liberdade feminina diante do machismo, da crescente medicalização da saúde, da violência obstétrica, além da ‘gourmetização’ e do encarecimento do parto humanizado. O projeto revela a beleza do parto natural, mostrando o lado espiritual do ritual, apontando esse como caminho. Outro debate levantado é o apagamento da ancestralidade afro-indígena na sociedade sobre esse processo em especial.

A respeito da parceria, a diretora comenta a importância desse tipo de iniciativa para o coletivo, que é formado por jovens da periferia de São Paulo. “Compreendemos na pele o que é ser preterido no acesso à cultura, educação e lazer. A periferia é o centro, a base dela está nos braços que constroem e as pernas que suportam. No entanto, a ela tudo é negado”, comenta Karen Furbino. Para ela, o cinema deve ser uma ferramenta para propagar a informação, propiciar a reflexão, permitir a desconstrução e a reconstrução, engendrar a transformação.

Para Jamira Alves, coordenadora do Espaço Cultural Alagados, a iniciativa é essencial para a formação dos jovens da comunidade, mas não só. Na parceria anterior com o coletivo, participaram pessoas de todas as idades. “Aqui não é uma sessão de cinema comercial. Estamos aqui para promover o debate, a reflexão, sobre nossa condição, nossos valores, nossa sociedade. Na sessão passada, tivemos a alegria de ter de crianças a senhoras discutindo a intolerância religiosa. Foi um momento lindo e tenho certeza que repetiremos isso na terça”, ressaltou.


Fonte: Ascom/Secult

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑