Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 17 de março de 2017

Governo baiano cria núcleo para centralizar atendimento aos prédios do CAB

O governo baiano está investindo na integração da gestão de serviços essenciais ao funcionamento dos prédios públicos do Centro Administrativo da Bahia (CAB). Nesta quarta (15), foi publicado no Diário Oficial do Estado o decreto nº 17.496, que oficializa a criação da Coordenação de Serviços Compartilhados do CAB. Vinculado à Secretaria de Administração do Estado (Saeb), a Coordenação irá funcionar como um núcleo responsável, de forma centralizada, pelo gerenciamento e contratação de serviços terceirizados prestados as unidades do CAB em uma série de atividades como transporte, segurança e vigilância, manutenção predial e limpeza.

“A iniciativa vai contribuir para racionalizar o processo de contratação, otimizando recursos e aprimorando a qualidade dos serviços prestados”, acredita o coordenador executivo de Serviços Compartilhados, Paulo Pimenta.

"Diante da atual conjuntura, é de fundamental importância inovar na gestão para encontrar-se os melhores instrumentos e modelos de negócio, que apresentem soluções eficientes, promovendo os melhores resultados organizacionais", complementa a superintendente de Recursos Logísticos da Saeb, Jerusa Marins.

 Atualmente, o CAB abriga 22 prédios onde funcionam 29 unidades, entre secretarias, empresas públicas, autarquias, fundações e outros órgãos. “Mesmo compartilhando um mesmo prédio, cada órgão costuma ter suas próprias equipes de limpeza e transporte, o que resulta num uso ineficiente dos recursos”, explica.

  No momento, a Coordenação de Serviços Compartilhados está envolvida nos preparativos para viabilizar o lançamento dos primeiros editais que irão tornar realidade a gestão centralizada dos recursos. A expectativa, no entanto, é que até o final deste ano vários serviços já estejam sendo oferecidos de forma integrada. Uma das principais iniciativas nesse sentido é a criação da Central de Frota, que irá funcionar em um terreno do CAB, atendendo todos os órgãos do complexo. A proposta é que uma empresa terceirizada fique responsável pelas mais diversas atividades relacionadas ao serviço de transporte, desde a contratação dos motoristas até aquisição dos veículos, manutenção, abastecimento e gestão de frota.

Os contratos centralizados também deverão suprir serviços de vigilância patrimonial e videomonitoramento. “O projeto é que tenhamos câmeras tanto nas vias de acesso ao CAB como nos estacionamentos e nas áreas internas dos prédios“, conta Pimenta. No caso das vias de acesso, as imagens serão transmitidas para o Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), que fica no próprio CAB. Já para o monitoramento das imagens internas, será montada uma central exclusiva, na própria Saeb.

Outra frente de atuação da Coordenação de Serviços Compartilhados compreende a contratação integrada de mão de obra terceirizada para postos de trabalho residentes e não-residentes nos órgãos. O primeiro caso inclui aqueles profissionais que não podem servir a mais de um órgão ao mesmo tempo, como recepcionistas, porteiros, ascensoristas e equipes de copa e cozinha. Já o segundo grupo diz respeito a atendimentos que podem ser prestados de forma compartilhada, a exemplo de conservação e limpeza, manutenção predial, atividades de apoio, serviços ambientais e de sustentabilidade.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑