Kenya Felicíssimo, Delegada-Brasil da Associação Mundial de Medicina do Sono, explica como dormir melhor neste sábado, 25
O déficit de sono é um problema de saúde pública e gera inúmeras complicações, como estresse, perda de produtividade e concentração, aumento no número de acidentes de trabalho e de trânsito. Para alertar a população sobre esses prejuízos, Kenya Felicíssimo, Delegada-Brasil da Associação Mundial de Medicina do Sono, promove, neste sábado (25), a 4ª edição da palestra “Cuide do seu Sono e Ganhe Qualidade de Vida – Dormir Bem Nutre a Vida”.
O evento, que acontece anualmente durante o Mês do Sono, celebrado em março, será realizado no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, no Salvador Shopping, às 11 horas. Na companhia dos médicos Helissandro Coelho (otorrinolaringologista), Sônia Ribeiro (Medicina Preventiva) e Adja Oliveira (Medicina do Sono), Kenya Felicíssimo – pioneira em Odontologia do Sono na Bahia e doutora em Biotecnologia – discute os prejuízos dos distúrbios do sono, como perceber os sintomas e quais são as opções de tratamento.
Saiba mais sobre as consequências do déficit de sono
O Instituto do Sono aponta que 63% dos brasileiros têm problemas ao dormir. A apneia (parada respiratória durante o sono) afeta 40 milhões de pessoas e pode levar a problemas cardíacos, como pressão alta e infarto do miocárdio. Noites mal dormidas elevam em 24% a sensação da fome e 23% o apetite, segundo a UNIFESP. A privação do sono reduz os níveis de leptina (hormônio da saciedade) e aumenta os de grelina (hormônio da fome). Há variáveis também nas taxas de cortisol (hormônio do estresse) em indivíduos que dormem mal.
Os impactos podem ser ainda piores. A Associação Brasileira de Medicina e Tráfego revela que 60% dos acidentes de trânsito no Brasil são motivados por sono e cansaço. Dados da Polícia Rodoviária Federal divulgados em 2015 apontam que, de 2010 a 2014, o número de acidentes cujo indício presumido pelo policial no momento do atendimento foi dormir ao volante aumentou 30% nas rodovias. No total, foram 1.609 brasileiros mortos.
Sobre Kenya Felicíssimo
Kenya Felicíssimo é Delegada-Brasil da World Sleep Society (Sociedade Mundial do Sono), através da World Association of Sleep Medicine (Associação Mundial de Medicina do Sono). É cirurgiã-dentista e pioneira, na Bahia, em Odontologia do Sono, com título emitido pela Associação Brasileira do Sono (ABS). É doutora em Biotecnologia pela UFBA e especialista em Ortodontia e Radiologia pela Academia Brasileira de Medicina Militar. Atua no tratamento de distúrbios, como ronco, apneia, bruxismo, disfunções da ATM, zumbido e resistência de vias aéreas, e na área da Ortodontia.
0 comentários :
Postar um comentário