Entre março e dezembro deste ano, mestres, integrantes e estudantes membros das fanfarras e bandas marciais de Salvador e Região Metropolitana receberão formação teórica-instrumental dos profissionais do programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). O curso é gratuito e começa no dia 7 março (terça), das 18h às 21h30, no Teatro Castro Alves. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
Quase 200 músicos e estudantes, com faixa etária de 9 a 66 anos, se inscreveram para participar do curso. Em 11 encontros mensais, os participantes terão aulas de trompete, trombone, trompa, tuba, bombardino e percussão. Além da prática instrumental, receberão formação em teoria musical, regência, iniciação musical e lutheria. “Vamos trabalhar a partir do lema ‘Aprende Quem Ensina’ que norteia as ações pedagógicas do NEOJIBA. A ideia básica é a de multiplicação. Eles vão aprender para ensinar”, conta Helder Passinho Jr., maestro coordenador do NEOJIBA e responsável pela organização do curso em parceria com o músico Michele Girardi, que é coordenador de instrumento no Programa.
Nide Nobre, coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), informa que nos últimos 10 anos o Governo do Estado tem investido muito em projetos ligados às diversas linguagens artísticas. "Os cursos formativos e preparativos são essenciais para o aprimoramento desses conhecimentos. É um tipo de saber que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) coloca como obrigatório desde 1996”, acrescenta a coordenadora.
Nide Nobre acredita que a parceria entre a SEC e o programa NEOJIBA aprimora o trabalho desenvolvido na rede estadual de ensino no campo das artes. “O caráter coletivo das bandas contribui para potencializar a construção deste conhecimento. Não é possível desenvolver a música nas escolas sem professores, sem cursos formativos, sem oficinas”, afirma a coordenadora.
Além dos encontros mensais com aulas teóricas e práticas, a formação promoverá ações de intercâmbio. Em março, oito escolas públicas receberão a visita de luthiers de metais do Atelier Escola de Lutheria (AEL) do NEOJIBA para ministrar oficinas de reparos básicos e manutenção dos instrumentos das fanfarras. Ainda neste mês, o Bahia Brass - quinteto de metais do Programa - fará apresentações gratuitas para os estudantes de outros três colégios da rede estadual.
Este é o segundo curso de formação para mestres e integrantes das fanfarras escolares e bandas marciais que o NEOJIBA promove em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Em 2015, o Programa capacitou 30 mestres de bandas de Salvador e Região Metropolitana. “Este primeiro contato nos ofereceu a oportunidade de apresentar um novo modelo pedagógico para trabalhar com as bandas e as fanfarras. Foi uma experiência que nos revelou que podemos contribuir mais e isto é o que vamos fazer este ano”, avalia Helder Passinho Jr., que também coordenou a qualificação oferecida pelo NEOJIBA em 2015.
Programa NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.
SERVIÇO
Curso para Fanfarras e Bandas Marciais
Primeira Etapa
Data: Terça e quarta (7 e 8 de março)
Horário: 18h às 21h30
Local: Teatro Castro Alves
0 comentários :
Postar um comentário