O deputado federal Paulo Azi participou da primeira audiência pública da comissão que analisa a PEC da Vaquejada, da qual é relator. Durante a reunião, que aconteceu nesta quarta-feira (8), veterinários foram ouvidos para discutir a questão dos maus-tratos a animais nesses eventos.
Após amplo debate, não houve consenso entre os profissionais da área sobre os maus-tratos. De acordo com estudos científicos apresentados pelo professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Hélio Manso, os animais são capazes de competir nas vaquejadas e rodeios sem danos, como já vem sendo demonstrado em alguns eventos.
O Vice-Presidente da Comissão do Bem-Estar Animal, Henrique Araujo, também ouvido durante a audiência, informou que não há posição oficial do Conselho Nacional de Veterinária, mas destacou a geração de empregos e disse que apenas 0,5% do rebanho nacional participa de rodeios e vaquejadas e que cada animal só compete uma vez.
A comissão ouviu, ainda, o parecer da veterinária Vânia Nunes, representante do Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal, que falou sobre os riscos de lesões e estresse nervoso a que os animais estão sujeitos, mas se recusou a esclarecer os questionamentos do relator e dos demais parlamentares.
Com o andamento das reuniões, Azi acredita ser possível apresentar o seu relatório até o início do mês que vem.
0 comentários :
Postar um comentário