Como parte da estratégia para fazer o cadastramento biométrico de mais de três milhões de eleitores residentes em Salvador e outras 51 cidades da Bahia, até as eleições de 2018, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), em parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), inaugurou um posto de atendimento na sede da secretaria, em Salvador, nesta segunda-feira (6). O evento teve a presença do presidente em exercício do tribunal, José Edivaldo Rotondano, e do secretário da Fazenda, Manoel Vitório.
O posto do TRE está em funcionamento das 8h às 18h, no andar térreo do prédio da Sefaz, localizado na 2ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB). Para ser atendido, o eleitor precisa apresentar a original de um documento oficial com foto, a exemplo de RG, CNH, carteira profissional e/ou passaporte, além de um comprovante de residência recente (com no máximo três meses) em nome do solicitante ou de parente (com comprovação de parentesco).
Aqueles que tiveram os dados cadastrais alterados, entre outros motivos por casamento ou separação, devem levar um documento comprobatório de alteração das informações. Para a realização do recadastramento biométrico, serão coletadas as digitais dos dedos das mãos, além dos registros de assinatura digital e fotográfico. “Considero muito importante essa iniciativa do tribunal de se aproximar da população e fico feliz porque a Sefaz está contribuindo com esse processo. O cadastramento biométrico torna o processo eleitoral mais seguro e transparente”, destacou Manoel Vitório.
Nova etapa
Desde que foi iniciado na Bahia, em 2009, na cidade de Pojuca, o projeto Biometria já cadastrou 100% do eleitorado de 43 municípios do estado. Nesta nova etapa estão incluídos os municípios com a maior quantidade de eleitores da Bahia. Apenas em Salvador, são 1,7 milhão de pessoas aptas a votar.
Segundo José Rotondano, o TRE tem consciência de que, para atingir a meta planejada para o projeto Biometria, é fundamental estabelecer parcerias como essa firmada com a Fazenda Estadual. “Esperamos em breve inaugurar postos em outras unidades. A vontade do TRE é expandir essa iniciativa, pois esse é um projeto que contribui para que a legalidade e a transparência prevaleçam ainda mais nas eleições”.
Os homens com idade entre 18 e 45 anos, que vão fazer a primeira via do título, devem levar o comprovante de quitação militar (carteira de reservista ou certificado de alistamento militar). Para os casos de alistamento eleitoral, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é válida como documento de identificação por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o modelo antigo de passaporte, por não conter a filiação.
Fonte: Ascom/Sefaz-BA
0 comentários :
Postar um comentário