Doença silenciosa afeta mais de 30 milhões de brasileiros
A hipertensão é responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares cerebrais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, mais de 30 milhões de brasileiros sofrem com o problema que, inicialmente, é silencioso e assintomático, segundo dados do Ministério da Saúde. Em Salvador, em alusão ao Dia de Combate à Hipertensão (26.04), a Vitalmed promoverá uma semana de ações gratuitas em prol da conscientização sobre os cuidados que devem ser tomados com a doença. Na quinta-feira, 27/04, a ação ocorrerá na Drogaria São Paulo, de Itapuã, a partir das 9h.
Na ocasião, técnicos de enfermagem estarão a postos para aferir a pressão arterial e dar instruções de como prevenir a hipertensão. “Geralmente, a pressão alta é desencadeada por uma série de fatores, como obesidade, estresse, ingestão de bebidas alcoólicas com frequência, tabagismo, sedentarismo, sono inadequado e consumo exagerado de sal”, destaca a médica clínica geral da Vitalmed, Diana Serra. Para ela, valor igual ou superior a 14/9 é indicativo de hipertensão, quando aferido de forma frequente.
Dentre os atos de prevenção, a médica destaca que o principal deles é adotar hábitos saudáveis, a exemplo da prática regular de atividades físicas, como caminhadas ao ar livre por 30 minutos, alimentação rica em frutas, verduras e legumes, além da baixa ingestão de sal. “Vale lembrar que cada organismo funciona de uma maneira e o problema pode se manifestar de formas diferentes, desde a infância à fase adulta, com maior ocorrência a partir dos 60 anos. O fundamental é frequentar, a cada seis meses, um médico de confiança e realizar exames periódicos”, conclui a especialista.
0 comentários :
Postar um comentário