O Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, recebe a Orquestra Museofônica - que utiliza os instrumentos musicais tradicionais da etnomusicóloga Emília Biancardi - para uma apresentação na quinta-feira (27) às 14h30. A performance é aberta ao público e acontece na Galeria do Solar Ferrão. Os presentes ainda podem conferir a ‘Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi’, em exposição no museu.
A Orquestra Museofônica, considerada como um verdadeiro museu cênico, foi criada em 2012 e surgiu a partir da ideia da museóloga Ana Liberato em criar uma orquestra com os colaboradores dos museus sob a direção da Diretoria de Museus (Dimus/Ipac), objetivando um aprendizado sobre o manuseio e conhecimento de instrumentos musicais, suas possibilidades, musicalidades, histórico, restauração e a possível recriação destes, em princípio, com a ‘Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi’.
A apresentação “Tributo ao Indígena Brasileiro: Máscaras que Tocam” conta com alguns desses instrumentos, dentre eles os Chocalhos Maracás (instrumento de grande importância utilizado nos rituais da plantação e da pajelança de vários povos indígenas), as Buzinas (que servem basicamente para a comunicação) e também as Máscaras que tocam (utilizadas em cerimoniais e representam personagens da mitologia indígena). O Chocalho, o Batedor e o Peitoral são outros instrumentos que também se destacam.
Além da apresentação, os presentes vão poder conferir a ‘Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi’, mostra que reúne instrumentos coletados pela etnomusicóloga em suas viagens pelo mundo. O Solar Ferrão integra os espaços administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

0 comentários :
Postar um comentário