Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Cartões da CCR Metrô Bahia, SalvadorCARD e Metropasse garantem integração em metrô e ônibus

Cartões da CCR Metrô Bahia, SalvadorCARD e Metropasse garantem integração em metrô e ônibus de Salvador e Região Metropolitana. Os cartões são interoperáveis e aceitos nos dois modais
           

A chegada do metrô, o redesenho das linhas de ônibus urbanos e metropolitanos e a integração tarifária plena entre os modais deram um novo sentido ao sistema de transporte público de Salvador e da Região Metropolitana. Além de promover a mobilidade urbana na cidade, as mudanças vêm beneficiando os baianos com a redução de percurso e tempo de viagem.

Com a integração, os passageiros podem usar metrô e ônibus para se deslocar de um lado a outro da cidade pagando apenas uma tarifa, dentro do prazo de duas horas (se for com ônibus urbano) ou de três horas (se envolver ônibus metropolitano).


O uso dos cartões SalvadorCARD, Metropasse e CCR Metrô Bahia permite a integração metrô-ônibus urbanos, metrô-ônibus metropolitanos, ônibus urbanos-metrô-ônibus metropolitanos,além de integrarem ônibus com ônibus da frota urbana (Integra).

O caráter interoperável dos cartões, isto é, qualquer cartão pode ser utilizado em qualquer modal dos operadores acima citados, garante o benefício de forma exclusiva ou integrada, dispensando a necessidade do usuário possuir mais de um cartão de acesso.

Atualmente, em todo o sistema há um número muito maior de cartões distribuídos se comparado à quantidade dos efetivamente utilizados. De um total de 3 milhões de cartões distribuídos gratuitamente pelos operadores com a carga de pelo menos uma tarifa, apenas 21% foram utilizados pelo menos uma vez nos últimos 90 dias e somente 8% foram usados continuamente por mais de 10 dias neste período. Em média, cada usuário possui, desnecessariamente, mais de dois cartões.

Ter um só cartão facilita a rotina dos usuários. Com ele, os passageiros ganham tempo e podem recarregar nas bilheterias, máquinas de autoatendimento ou postos credenciados. Além de não ser necessário ter mais de um cartão para utilizar qualquer meio de transporte, ter um só cartão facilita e garante a integração, pois evita que o usuário se engane utilizando um cartão no primeiro transporte e outro no segundo, não conseguindo assim usufruir de seu benefício.

Além disso, aqueles que tiverem um cartão do tipo Bilhete Avulso (ou cartão Integração), podem optar por cadastrar (identificar) o cartão, ebloqueá-lo para recuperar os créditos em caso de perda ou roubo.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑