Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Verão: Oftalmologista alerta para cuidados com os olhos


No verão os dias ficam mais quentes e a exposição ao sol é maior. Seja na praia, na piscina ou até mesmo numa caminha, os cuidados com a saúde devem ser redobrados e isso inclui também algumas precauções com os olhos. De acordo com o oftalmologista, André Príncipe, especialista em retina e vítreo, os raios ultravioletas estão mais intensos neste período, podendo provocar queimaduras nos olhos, caso não sejam tomadas as devidas precauções.

“Sempre ouvimos sobre os cuidados com a pele e o uso de protetor solar, mas a longa exposição ao sol também é prejudicial aos olhos, podendo causar queimaduras, irritações e até inflamação na córnea, tecido transparente que protege os olhos. Essa inflamação é conhecida como ceratite. Por isso, devemos tomar alguns cuidados como usar bonés e óculos escuros com proteção UVA e UVB”, explica André Príncipe, que alerta para os principais sintomas que são: vermelhidão, dor na região e sensação de areia, que precisam ser tratados.

Beber água

Manter o hábito de beber água é muito importante, principalmente no verão com dias mais quentes. Além de manter o bom funcionamento do nosso corpo, a hidratação também é muito importante para os olhos, que são compostos grande parte por água. “Ao ingerir a quantidade adequada ao organismo, os olhos ficam mais protegidos de bactérias, ciscos e vírus, evitando lesões, infecções e inflamações, inclusive a conjuntivite”, explica o oftalmologista.

A conjuntivite é bastante comum na estação mais quente do ano, pois a bactéria transmissora se prolifera com mais facilidade em altas temperaturas. A inflamação, que possui os mesmos sintomas da ceratite, é contagiosa. Além de ser transmitida pelo contato direto com pessoas doentes ou objetos contaminados, também pode ser contraída por água do mar contaminada e excesso ou falta de cloro em piscinas. Ainda de acordo com André Príncipe, qualquer tratamento deve ser prescrito por um oftalmologista.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑