Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 21 de março de 2018

Comprar os alimentos típicos da Semana Santa com antecedência é a melhor maneira de fugir dos preços altos

Comprar os alimentos típicos da Semana Santa com antecedência é a melhor maneira de fugir dos preços altos, aprenda como conservá-los                                                                                                                                            

A professora do curso de gastronomia da Estácio, Joseni Lima,  aconselha que o peixe deve ser comprado sempre congelado. E recomenda dar preferência aos produtos locais e peixes inteiros que podem ser cortados em postas 

Com a proximidade da Semana Santa, os produtos da tradicional ceia de sexta-feira sofrem fortes altas. A expectativa é que alguns itens tenham aumento considerável devido ao aumento da procura. A professora do curso de Gastronomia da Estácio FIB, Joseni Lima, ensina como conservar os alimentos típicos, para quem deseja fazer as compras com antecedência e evitar a alta dos preços. 

De acordo com Joseni, o peixe deve ser comprado sempre congelado. Ela recomenda dar preferência aos produtos locais e a peixes inteiros que possam ser cortados em postas. “Peixes embalados, em filés, são mais processados e não oferecem o mesmo sabor dos peixes locais ou vendidos em postas”, afirma. 

Para quem prefere comprar o peixe fresco a professora aconselha observar algumas características. “A forma mais segura de comprar o peixe é a congelada. Mas quem não abre mão do pescado fresco, é necessário observar se as escamas estão brilhantes e bem aderentes, se os olhos estão transparentes, brilhantes e salientes”, orienta Joseni. “É importante verificar também se as guelras estão róseas ou vermelhas, úmidas e brilhantes e o ventre roliço e firme. Vale também pressionar a barriga do peixe para constatar a firmeza”, complementa. 

O camarão seco é outro produto que pode ser comprado antecipadamente. “O camarão por ter sido desidratado já está em sua própria forma de conservação e não precisa ser congelado”, diz a professora. 

Os temperos verdes como coentro, salsa e hortelã podem ser congelados, mas a professora ressalta que isso depende da forma como eles vão ser usados. “Os temperos verdes podem ser picados e conservados sob congelamento sem que isso altere seu sabor. Mas só poderão ser usados em preparações cozidas, pois ficam desnaturados, sem a estrutura e a rigidez origais da planta”, alerta.  

O amendoim também pode ser comprado com antecedência. Joseni conta que ele deve ser guardado cru ou tostado, em um local seco e fechado. Mas para conservar melhor as características, ela recomenda que o amendoim seja guardado cru e levado ao forno somente quando seu uso estiver próximo, pois a cozimento renova a estrutura dos grãos. O mesmo vale para a castanha de caju. “O amendoim e castanha devem ser tostados sempre em forno convencional, pois alimentos com boa quantidade de gordura têm o sabor alterado em forno micro-ondas”, avisa.

0 comentários :

 

E Chic

Blog do Sâo Joâo

Decoraçâo

Decoraçâo

São Joâo

São Joâo
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑