Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 24 de março de 2018

Festival da Cidade terá passeio ciclístico para pessoas com deficiência no domingo (25)

Como parte das ações do Festival da Cidade, em comemoração aos 469 anos de Salvador, será lançado neste domingo (25) o “Bike Sem Barreiras Salvador”, projeto realizado pela Universidade Maurício de Nassau com o apoio da Prefeitura, por meio da Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD) e da Empresa Salvador Turismo (Saltur). A iniciativa levará bicicletas adaptadas a pessoas com deficiência para a ciclofaixa de Turismo e Lazer da Avenida Professor Magalhães Neto, no bairro Costa Azul.

O Bike sem Barreiras Salvador terá início às 8h e se estenderá até as 12h. Podem participar pessoas com mobilidade reduzida devido a deficiências física, visual ou múltiplas, por exemplo. Totalmente gratuito, o projeto conta com uma HandBike, triciclo pedalado com as mãos; uma Bike Dupla, para ser pedalada por um monitor e 1 pessoa com deficiência visual; e uma The Duet, que conduz pessoas com deficiência múltipla ou tetraplégicas com até 120 quilos.

Na ocasião, todas as bikes serão guiadas por professores e alunos voluntários da Uninassau em Salvador, que percorrerão o trajeto da avenida até o retorno, localizado próximo ao Colégio Integral. “Essa é uma ação inclusiva que passa por eixos como esporte, cultura, saúde e lazer. Esse projeto é importante porque nós trabalhamos hoje para garantir que os direitos sejam iguais. Pessoas com deficiência têm os mesmos direitos e precisam ter também a mesma oportunidade, então essa uma oportunidade de prática de exercício físico e também de lazer”, afirma Risalva Telles, diretora-geral da UPCD.

Passeio Ciclístico – No mesmo dia, a Saltur realiza um passeio ciclístico, a partir das 9h, por meio do Movimento Salvador Vai de Bike. O ponto de encontro será o Estacionamento L1 (próximo à entrada 4) do Salvador Shopping, patrocinador oficial do Festival. A concentração ocorre às 8h30. A partir das 9h, os ciclistas seguem em direção ao Farol da Barra e retornam novamente ao Salvador Shopping, completando um percurso de 26 quilômetros. Serão disponibilizados paraciclos no Salvador Shopping para o estacionamento de bicicletas, após o passeio. O estacionamento especial para as bicicletas será gratuito para os participantes do passeio e funcionará até as 15h.

“São seis anos de Festival da Cidade e quatro com ativação das ações de bike em Salvador. Nesse período, conseguimos chamar atenção para as causas ligadas ao tema, convidar o público soteropolitano a ser usuário de bike e a entender os benefícios do modal ao bem-estar pessoal, da cidade e do meio ambiente. Como sempre, acredito que será um momento muito legal dentro da nossa programação", afirma o presidente da Saltur, Isaac Edington.

Conceito – O Movimento Salvador Vai de Bike existe há quatro anos e, nesse período, dezenas de eventos foram realizados em prol de temas relevantes para a sociedade. A ação foi criada para difundir em Salvador uma nova consciência sobre a importância do uso da bicicleta. A Prefeitura tem investido sistematicamente em infraestrutura cicloviária na cidade, bem como em equipamentos compartilhados e em mobilizações para estimular a utilização deste veículo como meio de transporte. Há ainda, em conjunto com outros órgãos municipais, um trabalho de conscientização junto aos motoristas de ônibus em relação à segurança dos ciclistas.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑