Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 31 de março de 2018

Projeto “Contando nossa história” - Museu de Misericórdia


Visitas podem ser agendadas por escolas até o fim do mês



O mês de março é marcado no calendário baiano por ser o mês do aniversário de Salvador, a primeira capital do Brasil. Esse ano, as comemorações da data serão especiais, principalmente para os alunos do Ensino Fundamental e Médio. É que o Museu da Misericórdia, primeira sede das obras da Santa Casa na cidade, está realizando até o fim do mês o projeto “Contando nossa história”, que promove encontros com grupos de estudantes com a finalidade de contar a história da instituição e da cidade de Salvador, ambas fundadas no mesmo ano.

Os encontros são realizados de forma gratuita e conduzidos pela equipe de guias do próprio Museu. Durante o passeio, os alunos aprendem sobre a fundação de Salvador e também sobre como a cidade se relaciona com a história da Santa Casa da Bahia. Todo o conteúdo dos encontros é passado através de uma narrativa lúdica e descontraída, desenvolvida pela pedagoga do Museu, Lúcia Barbara.

Para os alunos da Educação Infantil, a história é contada através de personagens por um narrador inusitado, o “Avental Contador”. “Usamos os recursos da contação de histórias para despertar a curiosidade das crianças. Antes fazíamos um teatro de fantoches, mas percebemos que para os alunos de 3 a 4 anos, seria melhor uma outra abordagem. Sentamos, então, com todos no chão e o Avental Contador vai narrando a história com auxílio de um livro, com figuras grandes e desenhos bem coloridos”, explica a pedagoga.

Já para o Ensino Fundamental e Médio, a história da cidade é contada através de um bate-papo, que traz os personagens principais para perto da realidade dos jovens. “Iniciamos a história com a Rainha Leonor, então vamos trazendo o Tomé de Souza e os demais personagens para ilustrar a narrativa. Depois, abrimos para um momento de perguntas e interação, estimulando os alunos a associar os conhecimentos sobre a história da cidade que já adquiriram em sala de aula”, complementa Lúcia.

As escolas interessadas em participar do projeto, podem agendar as visitas ao museu até o fim de março, através do telefone 2203-9832. O Museu da Misericórdia funciona de terça a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O local ainda é aberto para visitação aos sábados das 09:00 às 17:00, e aos domingos e feriados de 12 às 17h.



Serviço

O quê: Projeto “Contando nossa história” - Museu de Misericórdia

Onde: Museu da Misericórdia (R. da Misericórdia, 06 - Pelourinho)

Quando: Agendamentos terça a sexta-feira, das 8h30 às 17h30

Mais informações em www.santacasaba.org.br ou através do telefone 71.2203-9832

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑