Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 16 de março de 2018

Saudáveis e gostosos: nutricionista dá dicas de como aliar sabor e baixa caloria no mesmo prato

Alimentos que conferem o gosto umami agradam o paladar e são ótimas opções para a dieta


Para quem quer manter o organismo saudável, uma alimentação balanceada é essencial. Mas nem só de salada insossa vive a dieta. É preciso investir em opções que, além de fazerem bem à saúde, proporcionem o prazer de comer. Marília Zagato, nutricionista do Comitê Umami – organização responsável pela divulgação do gosto umami no Brasil –, dá dicas para quem quer manter uma boa alimentação, sem abrir mão do sabor. 

Segundo a nutricionista, incrementar a preparação com alimentos que conferem o gosto umami pode transformar pratos simples em refeições mais saborosas e sofisticadas. “A combinação de folhas, legumes e proteínas, por exemplo, resulta em pratos saudáveis e práticos. Ao acrescentar tomates e queijos nessa composição, a receita ficará ainda mais gostosa, sem perder a leveza”, comenta Marília. 

A especialista explica que os alimentos umami proporcionam uma sensação de saciedade devido ao glutamato, um aminoácido naturalmente presente em alimentos como tomate, queijo, milho, cogumelo e pescados. “O glutamato auxilia na regulação da ingestão de comida, tanto pela regulação do apetite, evitando o consumo excessivo de alimentos, quanto na preferência alimentar, contribuindo com escolhas mais saudáveis”, ressalta.


Uma boa escolha de prato leve para o almoço e o jantar é o gaspacho, uma sopa fria de tomate. “Além de prática, a preparação é uma opção, pois utiliza o tomate, que é fonte de licopeno, um antioxidante natural”, comenta a nutricionista. 
Para quem não dispensa a sobremesa, Marília sugere uma porção de curau de milho. “É uma escolha saborosa, com bastante umami e prática de preparar, além de ser uma ótima sugestão para aqueles dias em que a vontade de consumir um doce bate forte”, finaliza.

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑