Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 15 de março de 2018

Trabalho e reforma trabalhista em debate no Fórum Social Mundial

O trabalho em suas variadas relações atuais será amplamente debatido em mesas programadas pela UFBA para o Fórum Social Mundial. Uma delas, “Trabalho Digno: respostas à Reforma Trabalhista, Controle Social e Direitos Humanos”, coordenada pela professora Graça Druck, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), acontecerá na quinta-feira, 15, às 14h, no Salão Nobre da Reitoria.

“Temos um grupo de pesquisa chamado ‘Trabalho, precarização e resistência’ e a ideia da mesa surgiu justamente de nossos debates. Queríamos juntar pessoas com visões diferentes para discutir sobre o tema da reforma trabalhista”, diz Graça Druck.

Entre os participantes do debate está o juiz do trabalho Guilherme Guimarães Feliciano, presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). “Ele trará a visão dos juristas sobre os aspectos inconstitucionais da reforma e vai discutir quais são os resultados que já se apresentam com a reforma em curso”.

Outros especialistas na mesa são Ana Georgina da Silva Dias, supervisora regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), e Angela Borges, presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET), que vai apresentar estudos acadêmicos sobre a reforma trabalhista e seus principais resultados acadêmicos. Também se inclui entre os debatedores o editor do Le Monde Diplomatique Brasil, Silvio Caccia Bava.

“O grande intuito da mesa é discutir e mostrar o impacto da reforma sob a ótica de todas esses agentes sociais – mídia, pesquisadores, sindicatos, juristas e outros. Queremos discutir também quais são as formas de resistência que estão surgindo dentro de cada um desses segmentos”, explica Graça Druck.

Outra mesa que também vai tratar do tema é “Relações de trabalho e acumulação do capital no Brasil” na sexta-feira, 16, às 14h, no auditório I da Escola de Enfermagem, no Canela, que vai contar com a participação da professora Graça Druck, do professor da Faculdade de Economia Luiz Filgueiras, do professor da Escola de Administração Genaulo França Filho, e do professor da Universidade Católica de Salvador Gabriel Kraychete.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑