Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 13 de abril de 2018

ALBA sedia VI Semana da Dança com apresentações de estudantes de escolas públicas

Pelo sexto ano seguido a Assembleia Legislativa da Bahia sediou a Semana da Dança com apresentações de 60 grupos artísticos e estudantes de escolas públicas do estado. Proposto pelo deputado Marcelino Galo (PT), o evento realizado nestas quarta e quinta-feira, dias 11 e 12, homenageou uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do Teatro e da Música.

De acordo com Galo, a atividade já virou tradição no parlamento, e visa, no mês da Dança, mobilizar artistas e sensibilizar o parlamento sobre a importância de se discutir e instituir políticas públicas para o fortalecimento dessa linguagem na Bahia.

“A cultura é fundamental, e a dança é parte da cultura. É importante a gente compreender isso e ter a cultura como centralidade do desenvolvimento civilizatório que desejamos, com a participação dos filhos da classe trabalhadora, como acontece aqui, com os estudantes das escolas públicas sendo protagonistas das apresentações que encantaram a todos nós”, afirma Galo.

A Mostra de Dança contou com apresentações de dança de salão, tango, gafieira, forró, capoeira, jazz, hip hop e outras que se mesclavam com a linguagem do teatro. “Sou uma amante da dança, que para mim também é uma profissão. Atividades, como essa Mostra de Dança, são essenciais para mostrarmos o que é a arte. A gente batalha muito, ensaia, trabalha, se esforça é muito cansativo, então também precisamos de reconhecimento”, disse Milena Dias, 20 anos, participante do Projeto Axé há cinco anos.

Entre as apresentações que encantaram o público estava a da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), com a coreografia “rodopiando” e o tradicional samba de roda. Denis Silva, bailarino e coreógrafo, da Cia de Dança Tradições, grupo independente em Salvador, ressalta a importância de mais iniciativas como a Semana da Dança. “Espaços como estes oferecem a oportunidade das companhias e grupos de escolas mostrarem o produto de suas atividades. Estar aqui é o reconhecer da profissão, muitas vezes machucada e discriminada”, ressaltou.

As comemorações pelo mês da Dança também contará com uma sessão especial, proposta pelo deputado Marcelino Galo, no dia 25, na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. A atividade acontecerá a partir das 9h e é aberto ao público.



Fotos Thaís Ribeiro

0 comentários :

 

E Chic

Blog do Sâo Joâo

Decoraçâo

Decoraçâo

São Joâo

São Joâo
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑