Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 20 de maio de 2018

Boipeba celebra festa secular do Divino neste domingo



A programação da festa do Divino Espírito Santo na ilha de Boipeba começou no último dia 11 e se segue até 21 de de maio, com programação religiosa e cultural intensa.    




Divulgação  

Uma das principais tradições religiosas do Brasil Colônia, a Festa do Divino Espírito Santo, terá seu ponto alto este final este domingo (20), na ilha de Boipeba, no Baixo Sul da Bahia. A programação começa às 5h com  a chamada “Salva do Divino”, um ritual é preservado há séculos e anuncia o dia festivo. Às 10h haverá a missa solene na Igreja do Divino, seguindo de procissão com as imagens dos padroeiros das comunidades ribeirinhas, pelas principais ruas da antiga vila de pescadores.    



Organizada pelas lideranças da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, o tema da programação este ano é “Igreja Comunidade - Casa da iniciação à vida Cristã”. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cairu, através da Secretarias de Cultura e Turismo.






Divulgação

A festa é celebrada a mais de 400 anos, e tradicionalmente começa sete semanas após a Páscoa, no domingo de Pentecostes, ocasião denominada como a chegada do Espírito Santo sobre os apóstolos de Cristo. Em Boipeba, como em outras cidades brasileiras, os festejos ao Divino são marcados pelo forte traço religioso, mas também por um grande apelo cultural.



A programação começou na última sexta-feira (11) com o  com o hasteamento da bandeira e início do novenário. No domingo (13) aconteceu a lavagem da igreja, com a participação de diversos grupos folclóricos locais. Este sábado, às 16h acontecerá uma grande celebração de batizados. A programação encerra na segunda-feira (21), com a alvorada às 5h, em homenagem a São Francisco de Assis, protetor dos pescadores, com uma procissão marítima.  Às 9h acontece uma romaria e missa.  

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑