Evento com apresentações artísticas diversas é uma das atividades que compõem o encerramento do Projeto TCHAU, uma cooperação ítalo-brasileira realizada pela Regione Molise com a Fundação Dom Avelar/Paróquia de São Francisco de Assis e a ICAJ cofinanciada pela União Europeia
Um encontro pra refletir sobre as potencialidades da juventude de Salvador com muita arte. Esse é o tom do Festival Juventude Interartes que acontece na próxima quarta-feira (16.05), a partir das 08h, no Cine Teatro Solar Boa Vista (Parque Solar Boa Vista, S/N, Engenho Velho de Brotas). Jovens de diversas comunidades populares da capital baiana vão se reunir e transformar em diversas linguagens artísticas as suas reflexões sobre as virtudes que possuem e como isso pode potencializar os seus projetos de vida. O evento gratuito é uma das atividades do Projeto TCHAU realizado através de uma parceria ítalo-brasileira entre a Regione Molise da Itália, da FDA – Fundação Dom Avelar Brandão Vilela/Paróquia de São Francisco de Assis da Boca do Rio e da Instituição Cristã de Amparo ao Jovem/ICAJ cofinanciado pela União Europeia.
O Festival será composto por oficinas artísticas onde os jovens poderão vivenciar práticas de teatro, dança, expressão vocal, rap, poesia, percussão e violão e, ao mesmo tempo, refletir sobre a importância de perceber suas potencialidades através do reconhecimento de suas principais virtudes, como temperança, humanidade, transcendência, justiça, coragem e sabedoria. “Todos nós temos essas virtudes em maior ou menor grau. Reconhecer elas é importante pra fortalecer o que temos de melhor. Com isso, os jovens podem pensar seus projetos de vida com certeza de seus caminhos”, diz Carla Pisanu, coordenadora do projeto TCHAU em Salvador.
O resultado das oficinas serão apresentados na parte da tarde. Muita cor, expressão artística e diversão é a promessa da finalização desse momento que também serve como uma das atividades de culminância do projeto. O show de encerramento
Brasil e Itália – O Festival vai ter participação de jovens de grupos artísticos de comunidades populares soteropolitanas como a Bumbá – Formação Artística de Pituaçú, a Trupe de Teatro 4.com e o grupo Rajada de consciência do Engenho Velho de Brotas, a percussão da CRILEVADA que vem da Boca do Rio e a Associação das Comunidades Paroquias da Mata Escura e Calabetão/ACOPAMEC. Além dos grupos artísticos, participam do Festival os artistas italianos Giandomenico Sale (ator e diretor de teatro) e Azzurra De Gregorio (diretora e atriz) que estão no Brasil para realizar intercâmbio com os jovens do projeto.
Projeto Tchau - O Projeto TCHAU é uma realização da Regione Molise, da FDA – Fundação Dom Avelar Brandão Vilela/Paróquia de São Francisco de Assis da Boca do Rio, ICAJ - Instituição Cristã de Amparo ao Jovem, cofinanciado pela União Européia e tem como objetivo geral contribuir com o desenvolvimento da população em situação de vulnerabilidade social da cidade de Salvador - BA, principalmente jovens, através a constituição de uma rede entre organizações sem fins lucrativos, do mundo empresarial e autoridades locais brasileiras e italianas.
PROGRAMAÇÃO
08h – ABERTURA CÊNICA – PROJETO TCHAU
08h30 – PERFORMANCE ÄS 6 VIRTUDES” (ARTISTAS ITALIANOS)
09h – OFICINAS ARTÍSTICAS
16h – APRESENTAÇÃO DA COLAGEM ARTÍSTICA DAS OFICINAS
17h –SHOW DE ENCERRAMENTO (GRUPO RAMON – CAMPO DE BATALHA)
SUGESTÃO DE FONTES PARA ENTREVISTA
Carla Pisanu – Coordenadora do projeto (Fundação Dom Avelar)
Adolfo Colagiovanni – Coordenador do projeto (Regione Molise)
SERVIÇO
O quê: Festival Juventude Interartes (Projeto Tchau)
Quando: 16 de maio (quarta-feira) –a partir das 08h
Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista (Parque Solar Boa Vista, S/N, Engenho Velho de Brotas)
Gratuito
0 comentários :
Postar um comentário