Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 22 de maio de 2018

Filmes inéditos no Brasil inauguram sessão Double Bill na Sala de Arte Cinema da Ufba


Um só ingresso vai permitir ao cinéfilo de Salvador ver "O Diabo Provavelmente", de Robert Bresson, e "Norwegian Wood", de Tran Anh Hung; duas obras nunca antes exibidas no circuito comercial brasileiro

O conceito é bem simples e atrativo: pagar um ingresso e ver dois filmes. Criadas nos EUA, na década de 1940, as chamadas sessões "Double Bill" já fazem parte da trajetória e do imaginário cinéfilo ao redor do Mundo. E agora é a vez de Salvador experimentar essa "dobradinha" cinematográfica. Sob a curadoria dos cineastas Fabricio Ramos e Camele Queiroz e do crítico de cinema Adolfo Gomes, começa no dia 27 de maio, às 10h, na Saladearte Cinema da Ufba, a versão baiana das tradicionais exibições duplas. E as primeiras atrações são dois filmes inéditos nos cinemas comerciais brasileiros: "O Diabo Provavelmente" (1977), de Robert Bresson, e "Norwegian Wood" (2010), de Tran Anh Hung.

Bate-papo

Mas o que diferencia a “Double Bill” de Salvador das demais? É que não vai ter só a exibição das obras. Organizadores da mostra “Cinematógrafo”, também realizada no Circuito Saladearte (só que no Cinema do Museu), Fabricio e Camele realizam mensalmente sessões seguidas de um bate-papo com o público. A ideia é dar continuidade a essa dinâmica abrindo um diálogo, não só com os espectadores, mas também entre os filmes. Assim, um breve comentário vai preceder a projeção de cada filme e um debate informal, ao término das sessões, pretende analisar e ampliar as relações entre as obras. Para a dupla de cineastas, a sessão Double Bill os anima por uma dupla razão: “por ousar propor uma relação entre dois filmes muito diferentes entre si, e também por possibilitar a troca entre público, cineastas e crítica, esta muito bem representada por Adolfo Gomes, dono de um olhar muito próprio sobre os filmes e de um notável conhecimento sobre cinema. A nossa expectativa é a de promovermos juntos conversas e reflexões sobre as relações do cinema com questões da vida e da arte”.

Para isso, cada “Double Bill” vai ter um tema. A abertura da programação, que pretende ser bimensal, gira em torno da proposição: "Vida provisória: a juventude nos filmes de Robert Bresson e Tran Anh Hung". Adolfo Gomes, crítico de cinema e um dos curadores do evento, destaca que, a despeito dos estilos peculiares aos realizadores, há um ponto de convergência nada habitual à representação dos jovens no cinema. “As duas obras tratam da questão do suicídio já nessa etapa formativa dos sentimentos e da consciência. Pode parecer demasiado forte ou pessimista, mas devemos reconhecer: a juventude, ao mesmo tempo que prefigura toda uma vida pela frente, também pode ser o fim em si mesma, pela intensidade da sua própria experiência de desbravamento do mundo”, complementa.

Serviço

Sessão Double Bill

Onde  Saladearte Cinema da Ufba - Av. Reitor Miguel Calmon, s/n. Vale do Canela. Ao lado das Faculdades de Educação e Administração – PAC (Pavilhão de Aulas do Canela)


Quando dia 27 de maio, às 10h

Filmes O Diabo Provavelmente", de Robert Bresson e "Norwegian Wood", de Tran Anh Hung

Tema do bate-papo: "Vida provisória: a juventude nos filmes de Robert Bresson e Tran Anh Hung"


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑