Um só ingresso vai permitir ao cinéfilo de Salvador ver "O Diabo Provavelmente", de Robert Bresson, e "Norwegian Wood", de Tran Anh Hung; duas obras nunca antes exibidas no circuito comercial brasileiro
O conceito é bem simples e atrativo: pagar um ingresso e ver dois filmes. Criadas nos EUA, na década de 1940, as chamadas sessões "Double Bill" já fazem parte da trajetória e do imaginário cinéfilo ao redor do Mundo. E agora é a vez de Salvador experimentar essa "dobradinha" cinematográfica. Sob a curadoria dos cineastas Fabricio Ramos e Camele Queiroz e do crítico de cinema Adolfo Gomes, começa no dia 27 de maio, às 10h, na Saladearte Cinema da Ufba, a versão baiana das tradicionais exibições duplas. E as primeiras atrações são dois filmes inéditos nos cinemas comerciais brasileiros: "O Diabo Provavelmente" (1977), de Robert Bresson, e "Norwegian Wood" (2010), de Tran Anh Hung.
Bate-papo
Mas o que diferencia a “Double Bill” de Salvador das demais? É que não vai ter só a exibição das obras. Organizadores da mostra “Cinematógrafo”, também realizada no Circuito Saladearte (só que no Cinema do Museu), Fabricio e Camele realizam mensalmente sessões seguidas de um bate-papo com o público. A ideia é dar continuidade a essa dinâmica abrindo um diálogo, não só com os espectadores, mas também entre os filmes. Assim, um breve comentário vai preceder a projeção de cada filme e um debate informal, ao término das sessões, pretende analisar e ampliar as relações entre as obras. Para a dupla de cineastas, a sessão Double Bill os anima por uma dupla razão: “por ousar propor uma relação entre dois filmes muito diferentes entre si, e também por possibilitar a troca entre público, cineastas e crítica, esta muito bem representada por Adolfo Gomes, dono de um olhar muito próprio sobre os filmes e de um notável conhecimento sobre cinema. A nossa expectativa é a de promovermos juntos conversas e reflexões sobre as relações do cinema com questões da vida e da arte”.
Para isso, cada “Double Bill” vai ter um tema. A abertura da programação, que pretende ser bimensal, gira em torno da proposição: "Vida provisória: a juventude nos filmes de Robert Bresson e Tran Anh Hung". Adolfo Gomes, crítico de cinema e um dos curadores do evento, destaca que, a despeito dos estilos peculiares aos realizadores, há um ponto de convergência nada habitual à representação dos jovens no cinema. “As duas obras tratam da questão do suicídio já nessa etapa formativa dos sentimentos e da consciência. Pode parecer demasiado forte ou pessimista, mas devemos reconhecer: a juventude, ao mesmo tempo que prefigura toda uma vida pela frente, também pode ser o fim em si mesma, pela intensidade da sua própria experiência de desbravamento do mundo”, complementa.
Serviço
Sessão Double Bill
Onde Saladearte Cinema da Ufba - Av. Reitor Miguel Calmon, s/n. Vale do Canela. Ao lado das Faculdades de Educação e Administração – PAC (Pavilhão de Aulas do Canela)
Quando dia 27 de maio, às 10h
Filmes O Diabo Provavelmente", de Robert Bresson e "Norwegian Wood", de Tran Anh Hung
Tema do bate-papo: "Vida provisória: a juventude nos filmes de Robert Bresson e Tran Anh Hung"
0 comentários :
Postar um comentário