Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 15 de maio de 2018

Fiocruz Bahia recruta voluntários residentes em Simões Filho para pesquisa da vacina da dengue

A Fiocruz Bahia está recrutando, desde fevereiro de 2018, participantes voluntários para a pesquisa da vacina contra a dengue, na Unidade Básica de Saúde José Maria de Magalhães, em Simões Filho (PAM-CIA). O local para realização do estudo foi determinado pela Secretaria Municipal de Saúde de Simões Filho,  município escolhido por ter histórico de altas taxas da doença. Os interessados em participar do estudo devem residir em Simões Filho e ter entre 2 e 17 anos, independente de já ter tido dengue no passado. 

A vacina é administrada em dose única e composta pelos 4 tipos de vírus atenuados (vivos modificados para que fiquem mais fracos e não causem doença grave) da dengue. Foi desenvolvida pelo Instituto Butantan em conjunto com o National Institutes of Health (NIH), nos EUA. Os estudos preliminares vêm demonstrando que a vacina do Instituto Butantan é segura e tem proteção duradoura contra os quatro sorotipos da doença. 

A pesquisa foi iniciada recentemente em Simões Filho, mas já está em andamento em outros 15 Centros espalhados pelo país, desde 2016. Ao todo, serão vacinados 17.000 voluntários. Na Bahia, a proposta é de recrutar 900 voluntários que serão acompanhados durante 5 anos na unidade de saúde para avaliar se houve proteção contra uma eventual infecção pelo vírus da Dengue. 

“Todo processo é rigoroso, incluindo a preservação da identidade dos participantes”, afirma a pesquisadora da Fiocruz Bahia Aldina Barral, médica e investigadora principal de pesquisa no estado. A vacina mostrou-se segura em todas as etapas prévias de estudo. Esta é a 3ª e última etapa do estudo antes que a vacina seja aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e então disponibilizada para a população na rede pública de saúde. Nessa etapa é avaliada, principalmente, a eficácia da vacina. 

Para maiores informações sobre o estudo, basta dirigir-se à unidade de saúde na Av. Rivaldo Gomes Guimarães ou entrar em contato no tel. 99646-1720 ou 99681926 (Whats app). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00. 

Confira o folder sobre o que é a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan clicando aqui.



Sobre a Dengue:



A Dengue é uma doença infecciosa febril aguda provocada por um vírus da família Flaviviridae, do gênero Flavivírus, e têm quatro sorotipos denominados, em geral, DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. A manifestação da doença é variada, podendo apresentar-se do quadro febril clássico à forma considerada hemorrágica. No Brasil, o vírus é transmitido por fêmeas infectadas do mosquito Aedes aegypti.



Segundo dados do último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde (Vol. 49  Nº  12, 2018), foram registrados 1.483.623 de casos prováveis de dengue em 2016 e 251.711 no ano de 2017 em todo o Brasil. Até fevereiro de 2018, o país contou com 38.043 casos prováveis de dengue, com uma incidência de 18,3 casos para cada 100 mil habitantes.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑