Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 26 de junho de 2018

Estudantes participam de desfile cívico em comemoração ao 25 de Junho


Estudantes participam de desfile cívico em comemoração ao 25 de Junho em Cachoeira.

 Como parte das comemorações da Independência da Bahia, que é celebrada no dia 2 de Julho, os estudantes de cinco escolas da rede estadual de ensino desfilaram, nesta segunda-feira (25), pelas ruas de Cachoeira, com suas bandas e fanfarras escolares. 

O ato cívico marca a data histórica de 25 de junho de 1822, data em que os habitantes da cidade comandaram as lutas iniciais pela Independência da Bahia e que, no ano seguinte, após a batalha final de 2 de Julho, a Bahia se viu livre do domínio português. 

A ação ficou conhecida como a Batalha de Cachoeira, marcando a Independência do Brasil. Outro importante ato cívico ocorrido foi como a transferência da sede do Governo do Estado para a cidade, que contou com presenças de autoridades, a exemplo da secretária de Cultura do Estado, Arany Santana, que representou o governador Rui Costa. 

Além disso, também aconteceu a tradicional manifestação religiosa do hino cristão “Te Deum”, que se trata de uma missa cantada, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Já na Câmara, aconteceu uma sessão solene, que foi iniciada, logo no início da manhã, com o hasteamento parcial das bandeiras representativas do município de Cachoeira, do Estado e do Brasil, visto que o governador decretou cinco dias de luto oficial pelo falecimento do ex-governador Waldir Pires, na última sexta-feira (22). 

As bandas e fanfarras participantes do desfile cívico, realizado à tarde, foram as das seguintes unidades escolares: Colégio Estadual da Cacheira, com a BAMCEC, localizado em Cachoeira; Colégio Estadual Castro Alves, de Santo Amaro; Colégio Estadual Rômulo Galvão, de São Félix; Colégio Estadual Antônio Joaquim Correia, do povoado de Capoeiruçu, em Cachoeira e o Colégio Estadual Gerhard Meyer Suerdieck, de Maragogipe. Para o instrutor da BANCEC, do Colégio Estadual da Cachoeira, Percival Rodrigues Guimarães, participar das comemorações da data histórica é muito importante. “Hoje, a nossa banda está completando 80 anos de existência e, para nós, é uma emoção muito grande poder comorar e, também, uma oportunidade dos alunos se sentirem parte de algo que é muito maior, ou seja, as comemorações pelas lutas da Independência do Brasil, que começaram na nossa cidade”, revela o educador. 

A estudante Victória Souza, 16, 2º ano, que faz parte do coreográfico da BANCEC, disse que estava emocionada em desfilar pela primeira vez no evento histórico. “Estrei recentemente na banda e só este ano que estou tendo esta experiência de participar das comemorações do 25 de Junho. Sempre quis desfilar, pois gosto muito de dançar e nos apresentarmos com a banda é algo muito emocionante, tanto para quem desfila, quanto para quem assiste e acompanha pelas ruas”, revelou. 

Quem também mostrou seu talento nas ruas de Cachoeira foi Gabriel da Fonseca, 18, 3° ano, da FAMFACERG, do Colégio Estadual Rômulo Galvão. “Aprendi a tocar vários instrumentos na fanfarra e, atualmente, eu toco trompete e gosto muito de poder mostrar o meu talento para as pessoas da cidade e visitantes de outras regiões. 

Esta é uma data muito importante para a história do nosso país e viemos de nossa cidade São Félix para poder homenagear este acontecimento histórico de luta pela independência da Bahia e do Brasil”, destacou o estudante, que participa da fanfarra há dois anos.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑