Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Exposição Paixão Nacional reúne itens raros do futebol

Camisas históricas, bolas e álbuns de outras Copas fazem parte da mostra que abre dia 14 no Mundo Plaza





​​Camisa da Seleção Brasileira de 1971, autografada por Pelé, faz parte do acervo (Divulgação)


O real termômetro de que a Copa do Mundo está batendo na porta, mais do que a data 14 de junho, é encontrar adultos e crianças trocando figurinhas em todos os cantos da cidade. Já imaginou se fosse possível ter acesso aos álbuns de outras épocas? Pois quem gosta de figurinhas e quer encontrar raridades do futebol tem um encontro marcado com a exposição Paixão Nacional, que será lançada dia 14, em Salvador.



Dedicada aos amantes do futebol, a exposição Paixão Nacional é uma realização do Grupo GPS através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Álbuns de figurinhas de diferentes Copas, camisas históricas, bolas, fotografias, bandeiras, medalhas e mascotes estão entre os artigos raros de colecionador que serão expostos até o dia 24, no Mundo Plaza, no Caminho das Árvores, de segunda a sábado, das 10h às 19h, e aos domingos e feriados, das 10h às 16h. Entre os destaques, estão uma camisa do Brasil usada na Copa de 58 – primeiro título do Brasil –, uma faixa de campeão mundial do mesmo ano e uma camisa da Copa de 94 de Ronaldo Fenômeno.



“Sem dúvida a troca de figurinhas ajuda as pessoas a se interessarem pela Copa do Mundo e entrarem no clima do Mundial. E serve para adultos e crianças conhecerem mais os jogadores que vão disputar a Copa. Na exposição, teremos álbuns de várias épocas. Quem gosta de figurinhas, certamente vai gostar”, garante o jornalista carioca Marcelo Monteiro, 47 anos, curador da exposição ao lado do contador e empresário carioca Alex Braga, 47.



Colecionadores apaixonados, Marcelo e Alex abrem seu acervo para o público baiano e, junto com os itens, vem um pouco da história de cada um. De um lado, um jornalista que sempre gostou de guardar itens ligados ao futebol e que desde criança já colecionava chaveiros e álbuns de figurinhas, como o da Copa de 82. 



“Foi o mais marcante porque eu tinha 11 anos na época e já era fanático por futebol. E em 82 havia uma grande confiança na Seleção, que conseguiu ótimos resultados antes da Copa (venceu, em sequência, Inglaterra, França e Alemanha, fora de casa). Com grandes jogadores, como Zico, Sócrates, Falcão, Júnior etc. E o álbum foi muito marcante pelo fato das figurinhas virem em chicletes. Cada chiclete vinha com uma figurinha só. Imagina a quantidade de chiclete que a gente tinha que comprar”, ri Marcelo.



Do outro lado, está Alex, cujo hábito de colecionar começou inspirado no avô que tinha uma pequena coleção de moedas e notas. Com apenas sete anos, se dedicou a juntar tampinhas de refrigerante, chamadas de tecobol, que tinham a foto dos jogadores da Copa de 1978 na parte interna. Não demorou para mergulhar nos álbuns de figurinhas e começar a trocar com os amigos na escola.



Após 40 anos, o hábito permanece vivo e Alex acumula itens raros como a placa entregue na inauguração do Maracanã, em 1950, esculpida em um pedaço de madeira que fez parte da sua construção; o passaporte do zagueiro Domingos da Guia, que disputou a Copa de 38; e a camisa autografada por Pelé, em 1971. Sempre em busca de uma peça rara.





“Acho que o papel do colecionador (guardadas as proporções de cada campo de atuação) é equivalente a dos ambientalistas. Posso dizer que somos guardiões da história do futebol, preservarmos cada peça com carinho e imenso cuidado, o que vai permitir que as futuras gerações possam contemplar e conhecer jogadores, equipes e histórias que fazem parte do passado e que possivelmente não se repetirão no futuro”, destaca Alex Braga.



Nascido em Salvador, em 1962, e com forte atuação nacional, o Grupo GPS traz para o Nordeste um pouco da história do futebol, desde a década de 30 até os dias de hoje. Depois de Salvador, a Paixão Nacional segue para Recife, no dia 29 de junho.



Sobre o Grupo GPS

Referência no mercado de serviços indoor, com ampla experiência nos negócios de facilities, segurança, logística, engenharia e alimentação, o Grupo GPS desenvolve soluções customizadas para cada um dos mais de 2 mil clientes espalhados pelo Brasil. Sua área de atuação inclui indústria, serviços, infraestrutura, varejo e saúde. Saiba mais sobre o Grupo GPS em www.gpssa.com.br. 

  

Serviço

O quê: exposição Paixão Nacional

Quando: 14 a 24 de junho. Visitação: de segunda a sábado, das 10h às 19h, e aos domingos e feriados, das 10h às 16h.

Onde: Mundo Plaza (Av. Tancredo Neves, 620, Caminho das Árvores | 3500-2555)

Entrada gratuita

Mais informações: http://www.exposicaopaixaonacional.com.br

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑