Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Flocão de milho de cooperativa baiana conquista mercado paulista

O flocão de milho, produzido pela Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), único não transgênico da Bahia, ganhou aprovação dos visitantes  da feira brasileira de alimentos orgânicos e produtos naturais, na Naturaltech 2018, que acontece em São Paulo.

Plantado, colhido, secado e moído, o milho utilizado pela cooperativa é cultivado pelos 552 cooperados, agricultores familiares que produzem em média 300 toneladas. Para realizar um processo rigoroso de seleção dos grãos, a cooperativa possui um minilaboratório, onde é realizado teste de transgenia em toda a produção.

Janaina Fragoso, proprietária de uma loja de produtos orgânicos e naturais na cidade de São Paulo, não perdeu tempo e fez uma grande encomenda do Flocão de Milho da Copirecê: "Valorizo muito os produtos da agricultura familiar, pois são produtos em que acredito. Na minha loja, hoje, o flocão de milho que eu vendo é baiano. Parabenizo a iniciativa do Governo em ajudar com que essas cooperativas a escoarem sua produção".

Além do flocão, creme de milho, feijão em grãos, mungunzá, mingau de milho instantâneo, canjiquinha de milho e mingau multicereais compõem o mix de produtos da Copirecê.

O presidente da cooperativa, Walter Ney Dourado, destacou que durante o evento foram feitos muitos contatos com pessoas que trabalham com produtos naturais de todo Brasil: "Teve gente de Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte,  Sergipe e até do Paraná, um grande produtor de milho, que teve interesse em adquirir nosso produto por ser não transgênico. Fizemos muitas parcerias. Trouxemos cerca de 240 kg de produtos e já vendemos quase tudo. A Naturaltech abriu mercado para nossas cooperativas, estou muito satisfeito".


Diversidade de produtos

O flocão de milho, mix de castanha de caju, azeite de licuri, café especial orgânico, licuri torrado, frutas desidratadas, barras de cereais, palmito, polén desidratado, doces de umbu orgânico, chocolates, goma de tapioca, banana chips e açúcar mascavo compõem a variedades de produtos que 12 empreendimentos da agricultura familiar baiana  apresentam na NaturalTech 2018, evento que acontece até este sábado (9), no Pavilhão de Exposição do Anhembi, em São Paulo.

As cooperativas estão expondo  no  estande  Bahia Produtiva, do Governo do Estado.  A  iniciativa é  desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com intuito de apoiar as organizações produtivas da agricultura familiar para que seus produtos possam ser posicionados em novos mercados.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑