Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Lançamento do livro 'Espaço Visceral', no Goethe-Institut Salvador

O terceiro livro autoral da poeta e performer baiana, Daniela Galdino, será lançado em Salvador, no dia 05 de julho, às 18h30, no Goethe-Institut (ICBA), em um evento aberto ao público. O lançamento terá o formato de sarau e contará com a participação de artistas convidados. 



Publicado pela Segundo Selo, editora que tem se dedicado à divulgação de autoras/es baianas/os, é composto por 33 poemas e traz uma linguagem erótica, investindo nas várias formas de transgressão que o território poético pode representar.



Elaborado por mãos de mulheres, o livro traz ilustrações da artista pernambucana Joana Velozo; orelha assinada pela poeta baiana Karina Rabinovitz; prefácio da poeta e docente da UFBA Mônica Menezes; e posfácio da poeta pernambucana Cida Pedrosa.

A poeta Daniela Galdino - que abre mão do substantivo “poetisa” como provocação e posicionamento politico por entender que nem mesmo na literatura acadêmica este feminino aparece -, considera os poemas como verdadeiras “tempestades de dentro”, uma leitura imprescindível nestes atuais tempos de interdição a direitos e liberdades.

“Abarcando essas questões e a necessidade de re-existência em tempos tão ameaçadores, ‘Espaço Visceral’ se apresenta como uma coleção de provocações às/aos leitoras/es, o que já se expressa na epígrafe: ‘odiadores não representam a totalidade do mundo. Este livro é dedicado aos seres que amam", comenta a escritora.

Daniela Galdino é hoje uma das grandes vozes da literatura baiana, tendo já rompido as fronteiras geográficas sulbaianas - seu lugar de origem e terra que já nos legou nomes de destaque na literatura - e também do estado. A sua atuação como poeta e performer tem sido destacada em diversos espaços, sejam artísticos, acadêmicos ou dos movimentos sociais. Sua atuação, sobretudo nos últimos anos, tem articulado a circulação da sua obra autoral e a descoberta/divulgação de outras escritoras, o que faz dela uma artista consciente das interdições à literatura escrita por mulheres.

Jornadas viscerais

A pré-divulgação de ‘Espaço Visceral’ aconteceu na FLICA 2017, quando Galdino compôs a programação do evento como escritora convidada. Lançado em janeiro deste ano durante a Festa de Louro do Pajeú, em São José do Egito (PE), no maior evento de difusão poética do estado, o livro vem passando por uma jornada de difusão, tendo sido apresentado em Garanhuns (PE), em um sarau realizado pelo coletivo Aldeia Tear, que mobilizou artistas e pesquisadores do agreste pernambucano. O livro também já foi divulgado durante a X Semana Manuel Bandeira, realizada pela Fundarpe, em Recife, em abril deste ano. E, em seguida, no projeto Itinerância Literária, do SESC Pernambuco.

Mas, para além dos eventos literários, nas redes sociais a campanha “Leitorxs Viscerais” fez esgotar a primeira tiragem do livro já em março deste ano. O movimento nasceu espontaneamente quando leitores inauguraram a prática de se fotografar com o livro nas mais variadas situações e locais do mundo e, ao mesmo tempo, enviar essas imagens para a poeta Daniela Galdino - @poetagaldino. O olhar de performer fez a escritora entender que, na verdade, não se tratavam de simples registros fotográficos, mas de uma ação performática indicando que, nesses instantes consagrados pelas imagens, qualquer possibilidade de distanciamento entre quem lê e quem escreve estaria implodida.

Exemplares de ‘Espaço Visceral’ estão à venda via redes sociais da editora e da autora - @editorasegundoselo e @poetagaldino -, e também no site  https://www.estantevirtual.com.br, com envio para todo o Brasil.

Sobre Daniela Galdino - Poeta, performer, produtora cultural. Publicou “Espaço Visceral” (Editora Segundo Selo, 2018), “Inúmera/Innumerous” (edição bilíngue, tradução Brisa Aziz, Editora Mondrongo, 2017), “Inúmera” (1ª ed., 2011, 2ª ed, 2013, Editora Mondrongo), “Vinte poemas calieDORcópicos” (Editora Via Litterarum, 2005). Participa de diversas antologias literárias. Tem poemas publicados na versão impressa e virtual do Mapa da Palavra_BA (FUNCEB, 2016) e no Portal OXE, plataforma dedicada à difusão da literatura baiana (IFBA). Organizou a Revista Organismo 2 – poesia erótica (Organismo Editora, 2018). Organizou 'Profundanças 2: antologia literária e fotográfica' (Voo Audiovisual, 2017) e “Profundanças: antologia literária e fotográfica” (Voo Audiovisual, 2014). Como performer, atuou no curta 'Astrogildo e a Astronave' (Dir. Edson Bastos, 2016), interpretando a personagem Pássaro da Liberdade. Em 2017 atuou em três episódios do Web Programa Vídeo_Verso (Voo TV), num diálogo entre poesia, performance e produção audiovisual. Tem percorrido eventos transgredindo as fronteiras entre linguagens artísticas e entre artista(s) e público. Participou, como escritora convidada, da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA)/2017. Em 2013, por ocasião da homenagem ao Brasil na Feira de Frankfurt, realizou circulação literária pela Alemanha.

Serviço

O que: Lançamento do livro de poemas “Espaço Visceral”, da escritora, Daniela Galdino

Quando: Quinta-feira, 05 de julho, às 18h30

Onde: Goethe-Institut Salvador (ICBA -  Instituto Cultural Brasil Alemanha), localizado na Av. Sete de Setembro, 1809 - Vitória, Salvador–BA.

Aberto ao público

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑