Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 5 de junho de 2018

NEOJIBA recebe em Salvador a violinista argentina Ingrid Zur

Projeto Meninas na Música promove segunda formação ministrada por mulheres que têm grande destaque na música orquestral

Depois de receber a fagotista Ariane Petri em abril, o projeto Meninas na Música traz Ingrid Zur a Salvador. A violista argentina radicada na Alemanha estará na cidade entre os dias 29 de maio e 08 de junho. Ela realiza masterclasses com os naipes de violas das orquestras Juvenil da Bahia e Castro Alves, além de dar aulas para integrantes dos Núcleos de Prática Musical do NEOJIBA.

Ingrid Zur é professora da Escola Superior de Música de Frankfurt e da Academia Orquestral do Festival de Música de Schleswig-Holstein, ambos na Alemanha. Essa será a segunda vez que a violista vem ao NEOJIBA para realizar atividades com as orquestras e os Núcleos do Programa.

O projeto Meninas na Música é uma iniciativa do NEOJIBA que promove a agenda global pela igualdade de gênero entre familiares, meninas e meninos integrantes dos seus 13 Núcleos de Prática Musical. A ação conta com o patrocínio do Instituto Avon e realiza atividades de formação, vivências e mobilização sobre a atuação da mulher no cenário profissional da música de concerto e sua condição social, do empoderamento à garantia de direitos.

Até dezembro, 16 professoras e musicistas de excelência do Brasil e do exterior estarão em Salvador para compartilhar experiências com integrantes do Programa. Depois de Ariane e Ingrid, participam outros nomes de referência nacional e internacional, como a harpista canadense Gianetta Baril e a maestrina brasileira Ligia Amadio, uma das idealizadoras do Simpósio Internacional Mulheres Regentes, que busca refletir sobre a atuação da mulher regente no cenário profissional em toda a América. 

Programa NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O NEOJIBA beneficia cerca de 6,5 mil crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑