Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 9 de junho de 2018

TCA participa do Encontro Nacional dos Teatros Monumentos

O maior Complexo Cultural da Bahia integra a comissão organizadora do evento, que acontece em Fortaleza (CE)



De 10 a 12 de junho, Fortaleza, capital do Ceará, acolhe o Encontro Nacional dos Teatros Monumentos, e o Teatro Castro Alves (TCA), equipamento público da Bahia, um dos maiores complexos culturais do Norte-Nordeste do Brasil, estará presente, compondo, inclusive, a comissão organizadora e a mesa de abertura do evento. O diretor do TCA, Moacyr Gramacho, e a diretora artística Rose Lima participam das atividades e encabeçam um movimento de qualificação do uso e da função pública destes espaços culturais. A programação ocupa o Theatro José de Alencar e o Cineteatro São Luiz, aberta ao público, mediante inscrição prévia.



Os Teatros Monumentos são espaços que possuem em sua história e arquitetura a identidade, a história cultural e a referência afetiva construída com a sociedade. Compreendendo esses equipamentos como lócus de resistência e sensibilidade, e para que possam cumprir sua importante função social em um contexto político nacional de descontinuidade de políticas públicas da cultura e de recursos escassos, o Encontro prevê a realização de mesas-redondas, debates e a redação da “Carta de Fortaleza: Por um Plano Nacional para os Teatros Monumentos do Brasil”. Também tem o objetivo de mobilização e fortalecimento mútuo a partir da rearticulação da Rede de Teatros Monumentos do Brasil.



Entre as pautas, estão temas como o lugar dos Teatros Monumentos nas políticas públicas de cultura, modernização e preservação, modelos, desafios e novas possibilidades na gestão, ética e estética, sustentabilidade, descentralização e formação de redes.



Diretores de teatros de diferentes capitais, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), especialistas em projetos de espaços culturais, políticas de comunicação, arte e cultura e gestores públicos culturais estão entre os convidados confirmados. Além do Teatro Castro Alves, vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), a coordenação é assinada pelo Theatro José de Alencar e Cineteatro São Luiz, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑