Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 29 de julho de 2018

Acidentes de trabalho: cerca de 700 mil pessoas são vítimas no Brasil

No Brasil, cerca de 700 mil pessoas sofrem acidente de trabalho, anualmente. Os dados são da Previdência Social e do Ministério do Trabalho, que ainda revelam que o país é a quarta nação mundial que mais registra incidentes durante atividades laborais, atrás somente da China, Índia e Indonésia. Em alusão ao Dia do Combate aos Acidentes de Trabalho (27.07), o médico do trabalho e coordenador da Central de Controle Operacional (CCO) da Vitalmed, Guilherme Lazzari, afirma que a negligência do trabalhador com as normas e equipamentos de segurança, a falta de treinamento adequado e o não cumprimento das leis trabalhistas pelas empresas são as maiores causas de acidentes. 

"Os casos mais impactantes são, com certeza, aqueles que resultam em amputações, esmagamentos, fraturas e até chegam a levar a óbito, em alguns casos. Mas uma importância especial tem que ser dada às doenças psicológicas e psiquiátricas. As patologias mentais já são a segunda causa de afastamento do trabalho e têm a tendência de tomar a liderança desse ranking até 2020”, explica Guilherme Lazzari. Segundo o médico, “as doenças mentais têm, ainda, o caráter multifatorial, ou seja, podem ser desencadeadas tanto por conta do ambiente familiar, social e de trabalho. O seu tratamento é longo e o acolhimento por todas essas esferas é essencial para a recuperação do paciente”.

Para Lazzari, a melhor forma de evitar os acidentes e as doenças relacionadas ao trabalho é a prevenção. "É recomendado que as empresas cumpram as normas e leis trabalhistas. O fornecimento de equipamentos de segurança e o treinamento do uso destes devem ser realizados e custeados pelo patrão e é obrigatório ao trabalhador o cumprimento". Além disso, o médico reforça que deve-se dar uma atenção especial às condições mentais do trabalhador que realiza determinada função. “As pausas de descanso e alimentação ajudam, e muito, na diminuição do estresse físico e emocional, uma vez que diminui o cansaço e a falta de atenção nas atividades desenvolvidas, prevenindo, assim, os acidentes. Vale ainda lembrar que, ao notar o mau funcionamento de algum equipamento ou situação de risco em que o trabalhador ou qualquer colega esteja exposto, é importante comunicar o fato à empresa”.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑