Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Cooperativas baianas da agricultura familiar se destacam da 5ª edição da Semana Mesa Bahia

Onze cooperativas baianas da agricultura familiar participam da 5ª edição da Semana Mesa Bahia, maior circuito de gastronomia do país, que acontece, nesta quarta-feira (04) e quinta-feira (05), no Hotel Mercure, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, com o tema “Da agricultura familiar ao fogão: a receita baiana para uma cozinha mais forte”.

No evento, o público tem a oportunidade de conviver com o universo da gastronomia e experimentar os mais diversos pratos elaborados, por renomados chefs de cozinha, com produtos como licuri, castanha de caju, palmito, farinha de beiju, flocão de milho, geleia de umbu e mel.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Secretaria de Turismo (Setur).

Segundo o assessor do Bahia Produtiva, Guilherme Martins, posicionar melhor os produtos da agricultura familiar é um objetivo da SDR/CAR. “Esse posicionamento pode ser a partir de uma rede de supermercados e varejistas, do próprio mercado institucional com grandes compras públicas, por pessoas que podem influenciar a tomada de decisão de comprar determinado produto. Atualmente, quem tem influenciado essa tomada de decisão são os chefs de cozinha que têm revelado ao público consumidor as vantagens e a extraordinária qualidade que desses produtos”.

Participam da Semana Mesa Bahia as cooperativas Agroindustrial de Pintadas (Cooap), Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), dos Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), Mista Regional de Irecê (Coopirecê), Mista dos Pequenos Cafeicultores (Cooperbac), de Produção Agropecuária de Giló e Região (Coopag) e Cooperativa Agroindustrial de Itaberaba (Coopaita).

O presidente da Cooperacaju, Icaro Rennê, afirmou que a participação no evento agrega valor aos produtos no mercado: “Agradecemos ao Governo do Estado pelo apoio na divulgação de nossos produtos em diversos eventos, mostrando que a agricultura familiar é capaz e tem produtos de qualidade, que podem ser utilizados na alta gastronomia. Nesse evento, por exemplo, temos a oportunidade de mostrar o nosso produto para um público mais específico,  que vem atrás de uma alimentação mais saudável”.

Para o presidente da Coopalm, Saulo Fernandes, o evento vai proporcionar que produtos da agricultura familiar cheguem aos restaurantes: “Será uma porta direta para a gente atender e uma grande divulgação, pois serão vários restaurantes que poderão ser atendidos por meio deste evento”.

Com um passaporte de valor único, os visitantes poderão participar de diversas atrações, além de poderem acessar toda a programação. As vagas são limitadas e os portões abrem às 9h para o início do credenciamento.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑