A exposição Caminhos do Sertão, com curadoria do fotógrafo João Machado, chega à galeria Cláudio Colavolpe Photo Art, no dia 27/07. Cenas do cotidiano sertanejo foram registradas nas 18 imagens que compõem a mostra, aberta para visitação do público de segunda à sexta-feira, das 09h às 18h30 e aos sábados, das 09h às 13h. A entrada é gratuita. A vernissage, para convidados, acontecerá no dia 26/07, às 19h.
Seis fotógrafos abraçaram o desafio de retratar o Sertão: Alisson Luz, David Rios, Jorge Spínola, Marcelo Pinna, Marta Suzi e Vânia Viana. O resultado é fruto de uma imersão fotográfica, sob o direcionamento de João Machado, que compartilhou aprendizados, em vivências teóricas e práticas, na zona rural da região de Alagoinhas e entorno. “Foi a primeira vez que disponibilizei passar meus ensinamentos com tanta profundidade. A exposição apresenta um pedaço do meu sertão, fotografado com muita dignidade, ouvindo e respeitando cada pessoa fotografada. Fiquei surpreso com o resultado, em ver imagens tão minhas em outros olhares”, conta João Machado.
Para a fotógrafa Marta Suzi, o poder indescritível da luz do sertão, em seu amanhecer e anoitecer, a sútil e bela estética de pessoas anônimas e sofridas, em ambientes áridos, são as principais riquezas reveladas na vivência. “Construímos um rico material fotográfico, que resultou na narrativa de Caminhos do Sertão, local de leveza e beleza em meio à solidão. Uma singeleza quase etérea, como retratado na foto nominada “Celestial”, comenta Marta Suzi.
Celestial: primeiros raios de sol adentram entre as árvores e se misturam à fumaça da carvoaria onde trabalha o sertanejo. Crédito: Marta Suzi
A imersão e exposição Caminhos do Sertão conta com o apoio da galeria Cláudio Colavolpe Photo Art. “O resultado foi além do esperado. Imagens fantásticas, bem resolvidas. O sentimento é a marca de João Machado e as imagens capturadas mostram claramente essa influência”, conclui Colavolpe. No dizer do grande Guimarães Rosa, “o sertão é dentro da gente. E esse sertão não é feito apenas de aridez e provocação, mas também de veredas, de estações, de alivio e beleza em meio à solidão”.
Sobre João Machado
João Machado nasceu em Xique-Xique, na Bahia, no ano de 1969. Deixou sua terra natal aos 19 anos em busca de trabalho na cidade de São Paulo. Trabalhou na construção civil, como ajudante de pedreiro, quando comprou a primeira câmera fotográfica de um colega de trabalho. Buscou conhecimento em revistas especializadas e começou a fotografar em 1993. A curiosidade, determinação e persistência o transformaram no fotógrafo João Machado. Autodidata, teve como referência trabalhos publicados na extinta Revista Iris Foto.
Em 1997, João realizou o primeiro ensaio, intitulado “Olaria”, em Guarulhos, São Paulo, e, a partir de então, concentrou sua produção no sertão baiano, nas suas origens. Em 2002, encorajado pelas experiências de fé vividas na infância e pelas histórias contadas pelo pai, João partiu para Bom Jesus da Lapa (BA) e, desde então, fotografa anualmente os romeiros em Bom Jesus da Lapa, entre outras manifestações de fé. João não conheceu a cidade quando o seu pai era peregrino, mas busca todos os anos, no mês de agosto, a foto que não fez: o pai romeiro.
Em 2015, apresentou parte do seu trabalho numa exposição individual na Galeria Nikon e no ano anterior, participou da Mostra Futebol BR, ambos em São Paulo. Hoje, um dos grandes nomes da fotografia documental e autoral, João tem trabalhos publicados em veículos nacionais e no exterior.
Serviço:
Exposição Caminhos do Sertão
Abertura: 26 de julho, às 19h (para convidados)
Visitação: 27 de julho a 24 de agosto de 2018. De segunda a sexta-feira, das 09h às 18h30 e aos sábados, das 09h às 13h
Local: Galeria Cláudio Colavolpe Photo Art
Endereço: Avenida Paulo VI, 796, Pituba, Salvador-BA
Telefone: 3452-1966
Classificação indicativa: livre
Entrada franca
0 comentários :
Postar um comentário